10 Receitas para páscoa inspiradas na culinária de vários países

10 Receitas inspiradas na culinária de vários países

By : | 0 Comments | On : março 4, 2013 | Category : Dicas gourmet, Viagem Gourmet

moussaká comida típica grega

Pensando em fazer um almoço ou jantar especial? Vamos buscar inspirações pelo mundo? Que tal? Vou propor aqui algumas ideias e inspirações de sabores que atravessam fronteiras, que cruzam culturas e que irão tornar seu almoço ou jantar em algo muito especial. 

Pra facilitar sua vida e inspirar, selecionamos 10 receitas típicas de vários cantos do mundo: comida árabe, italiana, francesa, mexicana, tailandesa, grega, espanhola, portuguesa, brasileira e japonesa. Tem pra todo gosto e estilo. Divirta-se!

1. Arabe: Kafta ao molho de gergelim

receita de kafta arabe testada para almoço de pascoa

Kafta junto com o quibe são ícones da culinária do oriente médio presente em vários países principalmente Síria e Líbano. Bolinho de carne temperado por condimentos, salsinhas, cebolas pode ser assado ou feito na chapa como nesta receita. Pode ser servido com saldas, acompanhados de pão sírio e pastas. Fácil de fazer e delicioso.

2. Italiana: Pizza Caprese com massa caseira.

caprese

Foto

Receita simples ideal para um almoço ou jantar a dois. O segredo desta receita está nos detalhes. Uma boa mussarela de búfala, pesto caseiro, um bom molho de tomate pelado. Ingredientes simples e a combinação é surpreendente. Sirva com vinho. Se conseguir que os convidados participem da montagem do recheio, poderá ser ainda mais divertido! Tente.

3. Francesa: Steak Tartar com batatas fritas

steak tartar comida francesa

Esta receita do site Panilinha é para ir um pouco mais além do básico, apesar de parecer ser bem simples e rápido de fazer. O Steak Tartar é um clássico da culinária francesa. Se você não tem problemas com o fato da carne não ir ao forno, vai gostar de tentar a receita do steak tartare. Uma entrada de filé mingon moído, temperado cuidadosamente com mostarda, Tabasco, alcaparras e servido com molho de ervas e pimenta rosa em grãos. O importante é que a carne esteja bem fresca.

4. Mexicana: Tostadas mexicanas

tostadas mexicanas

foto: simplyrecipe

Tortilhas de milho cobertas com frijoles (feijão refrito), mescladas com carne de porco, tomates, queijo feta e condimentos. Sem dúvidas um dos meus pratos favoritos do méxico. Super temperado, saboroso colorido, resume bem a cultura culinária daquele lugar. Este prato irá trazer alegria ao seu almoço! Sirva com guacamole. Aposte.

5. Tailandesa: Curry Vermelho de Frango

curry vermelho

Foto: Divulgação, via

Este prato tem todas as características e sabores da culinária Tailandesa, que é divertida e apesar de parecer exótica para nós, é muito saborosa. Esta receita eu inclusive já testei em casa e deu muito certo. Pequenos pedaços de frango misturados com pasta de curry (que pode ser comprada pronta), leite de coco e um pouco de molho de peixe. O prato é realçado com brotos de bambu ou cogumelos e folhas de manjericão. Como todo prato tailandês, pode ser servido com arroz fofinho.

6. Grega: Mussacá (a “lasanha” grega de carne)

moussaká comida típica grega

Foto: muxlux

Moussaká é o prato típico grego mais conhecido por todos que visitam a Grécia ou vão a restaurantes gregos. É verdade que não é um prato feito no dia a dia pelos gregos por ser justamente um prato festivo, feito em ocasiões especiais. O prato consiste em camadas de batatas, cobertas com camadas de carnes e beringela e molho bechamel polvilhado de queijo. Quem sabe não é a sua oportunidade de testar o prato grego mais famoso no mundo?

Espanhola: Gaspacho Espanhol

receita de gaspacho espanhol

Foto: Get Image

Um prato refrescante, diferente e bem típico do sul da Espanha, na Andaluzia. Eu confesso que nunca fiz a receita, mas estou muito tentada a fazer logo. Este purê cremoso rosado é uma sopa batida, e servida fria, feita à base de tomate e pão, acrescidos de pimentão, alho, pepino e, claro, muito azeite de oliva, item indispensável às receitas mediterrâneas. Apesar de ser uma receita de origem simples, tenho certeza que pode dar um toque bem diferente ao seu almoço ou jantar no verão. O ideal é servi-lo depois de deixar um tempinho na geladeira até que tudo absolva mais sabores.

Portuguesa: Bacalhau à Bras

pratos para almoço de pascoa

Foto: Johannes Keskles

É um dos pratos mais típicos e conhecidos de Portuga, conhecido também por estas bandas de cá e mundo afora. Conta-se que a sua origem se deve a um taberneiro de Lisboa, de nome Braz, que misturou bacalhau desfiado com ovos mexidos e batatas fritas e deu muito certo. No Brasil, o bacalhau é muito consumido no período da quaresma, mas, em Portugal, é tradição no natal ter o peixe na mesa. Que tal mesclar as tradições e se inspirar nas receitas tradicionais portuguesas?

Brasileira: Pernil Assado a moda mineira

pernil a

Foto: Kris Nardini

Pra sugestão brasileira vou puxar saco da minha terra, as minas gerais e sugerir logo um Pernil Assado. Que tal? este tipo de receita costuma ser passada de geração em geração até que a coisa vá ganhado estilos e toques próprios, por isto gostei muito desta receita de família. Tem todos os ingredientes e atmosfera mineira – a autora da receita inclusive é de Uberlândia, tem um blog cheio de receitas deliciosas de família, mais autêntico impossível :)

Japonesa: Uramaki e Temaki

curso prática para fazer sushi

Além de ser uma delícia, o “enrolado” oriental é saudável e saboroso. Aprender a fazer Uramaki sushi, temaki e sashimis. Se tiver dúvidas de como fazer o arroz para sushi, comece pelas Dicas para preparar o arroz.


Ajudamos?

Estas foram algumas inspirações que encontramos para seu almoço especial que vieram de vários cantos do mundo. Espero que ajude a encontrar seu menu perfeito e fazer sua refeição uma experiência deliciosa e criativa! Você tem alguma dúvida ou sugestão? Comente abaixo!