6 Motivos para conhecer Antuérpia na Bélgica, na sua viagem à Europa

Nossos 7 Motivos para conhecer Antuérpia, na Bélgica

By : | 4 Comments | On : fevereiro 20, 2013 | Category : Belgica, Viagem Gourmet

Guia de viagem a antuerpia

Localizada na região de Flandres, na Bélgica, Antuérpia fica a 46 km de Bruxelas e é também conhecida como o centro mundial de diamantes, onde de fato são negociados 80% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados do mundo! Mas não é só pelos diamantes que esta cidade brilha. A Antuérpia é considerada a capital cultural da Bélgica e logo em seguinda você vai descobrir porquê além de conhecer os nossos 7 motivos para visitar Antuérpia, na Bélgica e jamais se arrepender! ;)

1. Para fugir da rota tradicional

É quase certo. Quase todo brasileiro que conheço, quando vai a Bélgica, inclui Bruxelas e Bruges no roteiro. Antuérpia não é um destino tão familiar por aqui. E é por isto mesmo que ela merece sua visita. Sabe por que? Para caminhar na tranquilidade das ruas – que não são abarrotadas de turistas, para conhecer os bares típicos europeus, seus simpáticos cafés, observar os belgas e seus cachorros dentro dos bares (sim isso acontece por lá!), pedalar pelo centro antigo, atravessar um túnel debaixo do rio, pegar um bondinho e cruzar com senhores e senhoras voltando tranquilamente para suas casas tarde da noite, é algo que você pode vivenciar nesta cidade.

Antuérpia tem o charme dos velhos tempos, catedrais e construções medievais e a modernidade de hoje, tudo em perfeita harmonia.

É a experiência de passar algumas horas observando e vivendo um estilo de vida típico das cidades europeias que faz a visita a esta cidade valer a pena. É a lembrança desta experiência intensa e feliz que tivemos lá que nos faz sugerir: fuja da sua rota tradicional, inclua Antuérpia no seu passeio pela Bélgica e volte pra nos contar :)

2. Para ver de perto construções medievais

Antuérpia tem construções medievais belíssimas e é uma cidade onde o velho parece conviver muito bem com os novos tempos. Os bondes ainda funcionam e convivem com carros, bicicletas, ônibus, trens… Experimente andar de bonde, que inclusive é a melhor opção de locomação. Barato, rápido e charmoso.

Conheça algumas construções e contemple a arquitetura:

Catedral de Nossa Senhora e a Grote Markt: 

Encantamento. Grot Mark, ou Grande Place é um lugar mágico. Pisar pela primeira vez em uma grande praça medieval é algo difícil de definir. Chegamos na praça a noite, logo após cruzar a pé o tunel subterrâneo que atravessa o rio. Escuridão, um ar gélido, poucos pedestres, luzes douradas iluminavam as construções mais antigas. Badaladas da catedral completam a atmosfera. Indescritível, difícil esquecer. Fácil se encantar.

Catedral Antuérpia

A Imponente Catedral medieval de Antuérpia. Photo Credit: Zanthia via Compfight cc

Segundo uma antiga lenda, um gigante tomava conta do Rio Schelde, punindo os que se negavam a pagar impostos, cortando-lhes as mãos e as jogando no rio. Até que um bravo soldado romano conseguiu matar o gigante e atirou sua mão ao rio. Uma enorme estátua está lá na praça para lembrar a história. A estátua ‘Brabo’, no centro da praça.

Grote Markt de Antuérpia, na Bélgica

A bela Praça  principal de Antuérpia. Photo Credit: Forumgouda via Compfight cc

Central Station: 

Muito bonita, essa estação foi construída em 1905. Não deixe de entrar e notar a parte da bilheteria, com mármores por todos os lados. Dentro da estação também foi onde comi um dos melhores wafles da Bélgica. Fica em um carrinho próximo a saída dos trens. Endereço: Koningin Astridplein (03) 233-3815

Dentro da Estaçao Central em Antuérpia, Belgica

Por dentro da Centraal Station.

Teatro BOURLASCHOUWBURG:

Datado dos anos 1830, esse teatro foi abandonado depois de sua restauração em 1995. Komedieplaats, 18

Forte STEEN:

Esse forte do século 9 é a edificação mais antiga da Antuérpia. Foi utilizada como prisão por séculos, e o crucifixo onde os condenados rezavam ainda se encontram no local. Além de ficar localizado à beira do rio Schelde, cenário muito bonito.

Forte Steen em Antuérpia, Belgica

Photo Credit: 4nitsirk via Compfight cc

Ruben’s House: Antuérpia é a terra natal do pintor Pieter Paul Rubens, gênio da escola barroca. Sua casa é aberta a visitação e vale a visita. Endereço: Wapper, 9-11.

3. Curtir a vida noturna bebendo cervejas belgas

Bélgica é o paraíso das cervejas e Antuérpia não fica de fora. Na sua primeira viagem a Belgica, você não deve ir embora sem ao menos experimentar as deliciosas cervejas belgas e infinitas variedades e aproveite para beber uma cerveja de excelente qualidade por apenas dois euros! Já contamos aqui nosso roteiro das cervejas em Antuérpia e Bruxelas. Então se sua missão é encontrar o mapa das melhores cervejarias e bares da Belgica, não deixe de clicar aqui e ver detalhes do roteiro.

cervejas na belgica

Photo Credit: Travlr via Compfight cc

As regiões principais das baladas são a Grote Markt e Groenplaats, para bares, cafés e cinemas. Hoogstraat, Pelgrimstraat, Pieter Potstraat para bistrôs e bares Jazz; Stadswaag para jazz e punk e a região da Centraal Station para boates e discotecas.

4. Para caminhar debaixo de um rio!

A cidade de Antuérpia é dividida pelo rio Shelde. Para atravessar a cidade, as pessoas podem usar carros, transporte público ou seguir a pé ou de bicicleta pelo túnel. Nossa primeira noite no velho continente foi inaugurada com uma caminhada pelos 500 metros do túnel contruído em 1931. Crianças, adultos e senhores atravessam a pé ou de bicicleta a toda hora do dia inclusive de madrugada. Uma caminhada longa, gelada e voilá! você estará do outro lado desta cidade incrível.

viagem a Antuérpia, na Belgica

caminhada pelo túnel subterrâneo.

Rio Schelde em Antuérpia

Rio Schelde / Photo Credit: visitflanders via Compfight cc

5. Pra comer bem ;)

As Batatas Fritas Belgas

Antuérpia vale a visita pelas suas delícias. A batata frita é um produto belga, você sabia disto? Pois é e sua população tem o maior orgulho em afirmar e defender este posto. Por lá as batatas tem um gosto um pouco diferente (talvez mais amanteigadas), muito saborosas e são servidas em um cone de papel e coberto por maionese. São encontradas em todo canto e comidas principalmente nas ruas. São vendidos em um conjunto chamado frietkot (holandês) e Friterie (francês).

Friterie em Antuérpia, Belgica

Friteria em Antuérpia, próximo a praça central.

Moules Frites

Mosselen (holandês) ou moules frites (francês): um prato simples, que consiste de mexilhões cozidos (com aipo, cebola, cenoura e pimenta) no vapor. O prato é normalmente comido com batatas fritas e para ficar ainda melhor, tradicionalmente acompanhado com uma cerveja.

Waffles Belgas

Waffle belga é uma deliciosa combinação de uma massa super crocante enorme coberta de calda com frutas… A principal diferença? Está, no entanto, na massa utilizada, a massa de levedura é usado em waffles belgas em vez de a massa de panqueca. Comemos o melhor waffle na Centraal Station e espero que você o encontre por lá, não irá se arrepender :)

Veja uma Receita de Waffle Belga aqui.

Waffle belga

Waffle Belga da Centraal Station

6. Para ver muitos diamantes juntos

Se Antuérpia é a capital dos diamantes, então, não perca tempo e vá vê-los. Diamondland é o destino, uma Joalheria gigantesca que fica no centro antigo, que além de muitas joalherias é um charme a parte. Aproveite para se perder por lá e caminhar nas ruas e avenidas do centro de Antuérpia. Ah! E mesmo que você não leve nada (não é sempre que a gente pode levar um diamante para casa, né? hehehe), você pode se inscrever para as visitas gratuitas. Há também um museu do diamante. Museu do diamante: Lange Herentalsestraat 31-33

lojas de diamante em antuérpia

A Rua dos Diamantes, em Antuérpia. Photo Credit: 4nitsirk via Compfight cc

Endereço: Appelmansstraat 33A, tel. (32 3) 229 2990, Antuérpia.

7. Para conhecer a badalada moda belga

NATIONALESTRAAT é o nome da rua da moda na cidade da moda, Antuérpia. Se você é ligado em nomes da moda internacional pode gostar de passar no Dries van Noten no número 16 da Nationalestraat, Violetta + Vera Pepa estão no número 24, e Veronique Branquinho, no 73. Não sou assim tão ligada a moda, mas me interessa mesmo conhecer a cultura de cada lugar, e em Antuérpia, não deixe de explorar as ruas e vitrines desta região para conhecer como a cultura da moda é forte por aqui e uma referência. Tem até um museu da moda, o MoMu.

Museu da moda, MoMu: Nationalestraat, 28, tel. 32 3 470 2770

Já se seu esquema é encontrar e se perder no brechós, vai gostar de conhecer o EPISODE. Nesse brechó, um dos mais transados da Bélgica, há vários achados na casa dos dois dígitos. De lá, trouxe uma boininha rosa de tricô :)

Localize as atrações, no mapa

Ver Guia de Viagem Antuérpia, Bélgica num mapa maior

Para saber mais

Guia EuropaUm guia de viagens que nos ajuda bastante na nossa primeira viagem é o Guia Visual da Folha Europa. O bacana é que ele mistura dicas de atrações comuns e dicas mais originais e sempre tem dicas também de onde comer bem e barato! Para ver outros guias de viagem a Europa, clique aqui.

Comente!

Queremos saber, você já foi a Belgica? Já esteve em Antuérpia ou pretende conhecer? Qual seu lugar favorito nesta cidade? Dizem que mesmo com as mesmas dicas e roteiro, pessoas diferentes, nunca farão a mesma viagem, as experiências de cada um, a percepção é completamente diferente, entao desejamos que você faça uma ótima viagem, tão especial quanto a nossa foi!

 

 

 

 

 


Obs.: Dedicamos este artigo ao casal Ana Clara e Yves que nos recebeu tao bem!

Foto da Capa do post: Claudio.Ar via Compfight cc

  • Pingback: Um passeio por Bruges, cheio de charme medieval e muito chocolate belga

  • Guest

    Vishh…post aprovadíssimo! :D

    Vou pra Bélgica em setembro (passar 3 meses por lá) e já anotei todas as dicas que vcs passaram haha. Tudo muito bem explicado, + fotos, + mapa! Parabéns casal, pelo blog!

  • Andréa Carvalho

    Olá, acabei de voltar da Europa com meu marido e um dos nossos destinos foi a Antuérpia. No primeiro dia chegamos com poucas dicas do que fazer e ainda no hotel dei um google e achei o post de vocês. Incrível!!! Fizemos quase todas as dicas e em especial amamos o túnel que atravessa o Rio por baixo d´água. Atravessamos de bike e foi ótimo! Não encontramos nenhuma brasileiro na cidade e a Antuérpia foi uma surpresa muito gostosa nessa trip. Vamos indicar pra todo mundo. A cidade é linda, tem muita coisa pra fazer, vários restaurantes, cervejas incríveis, etc. Amamos! Sou publicitária e pesquisadora de Moda e amei em especial o Momu, e incluiria nas dicas uma visita ao MAS, o Museum aan de Stroom. Além da exposição permanente que é incrível, conseguimos visitar uma exposição muito legal sobre o Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. O Museu também oferece uma vista panorâmica incrível para a cidade. Vale a pena a visita!! Obrigada por tornarem a nossa visita a Antuérpia ainda mais especial. Beijos, Andréa e Renato

  • Pingback: Gastronomia com Rose Saboya | Jornal do DF