A Pizza caprese feita em casa - ideia romântica para o Valentine's

A Pizza caprese feita em casa – ideia romântica para o Valentine’s

By : | 3 Comments | On : fevereiro 14, 2013 | Category : Dicas gourmet

pizza romantica

A Pizza mais romântica da cidade, é claro, não poderia ser outra, se não uma pizza feita em casa, a dois ;) E como hoje é Valentine’s Day e a gente não quer ficar de fora da festa, por aqui não poderia faltar uma receita romântica deste casal que vos fala. Desde que começamos uma moda de fazer pizza em casa, já testamos centenas de receitas, mas de uma coisa a gente tem certeza. A nossa pizza caprese feita em casa, adaptada vem conquistando corações e também se tornando um vício (destes bem bons).

Tomates, muzzarela e manjericão esta é a base de toda boa caprese. Simples assim. Receita inspirada na famosa salada “Insalata Caprese”, da região da Itália chamada Campania. O segredo que irá distinguir esta caprese de todas as outras está nos detalhes dos ingredientes.

Como tudo que é bom nesta vida, não pode ficar em segredo ou quardado nos corações de duas pessoas, então, vamos compartilhá-la e fazer mais gente feliz neste dia romântico ou em qualquer outro da sua vida. Tome nota:

Ingredientes da pizza caprese feita em casa

  • muzzarela ralada
  • 1 pote de burrata de búfala (um queijo italiano extremamente fresco e cremoso)
  • 1 lata de molho de tomate pomodori pelati
  • 1 xícara de pesto de manjericão feito em casa (receita abaixo)
  • tomatinhos cereja
  • manjericão para enfeitar
  • massa caseira (receita abaixo)

Massa Caseira

A massa caseira para a pizza é do livro Dona Benta e possui um sabor especial. Ela é macia, fica fininha e ainda tem um quê de adocicado. Bem gostosa e fácil de fazer.

Comece misturando 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de açúcar, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 colher de sal, 3 colheres de azeite, 2 colheres de cachaça (acredite faz toda a diferença) e 2/3 de xícara de água. Sove um pouco a massa, cubra-a com um pano e deixe repousa durante 10 minutos.

Se preferir 2 pizzas médias, corte a massa ao meio e abra uma de cada vez. Polvilhe farinha em uma superfície lisa e vá abrindo a massa com ajuda de um rolo. Coloque a massa em assadeira levemente untada e asse-a em forno quente por 10 minutos ou até que fique semi assada.

Retire do forno e comece a parte divertida: o recheio.

Receita de pesto de manjericão caseiro

O gosto do pesto de manjericão feito em casa é sem dúvida bem melhor do que o comprado em supermercado. Para esta receita ficar ainda mais especial vai aí a que costumamos fazer:

Bata no liquidificador (ou no mixer) 100 g de folhas de manjericão, 2 dentes de alho e 40g de castanha de caju (ou amendoa). Pique bem miudinho. Derrame 180ml de azeite lentamente até obter uma pasta homogênea. Misture o queijo parmesão e vá provando. Para que fique com um aspecto mais interessante eu gosto de deixar alguns pedacinhos de lascas de parmesão e castanhas menos trituradas.

Recheio

burrata de bufala para pizza caprese

Um dos segredos desta pizza: burrata de búfala. Photo Credit: Kyoto Song via Compfight cc

Não existe uma forma certa de rechear a pizza, mas costumamos fazer assim:

Primeiro distribuimos o molho de tomate (pomodori pelati) pela massa com uma colher deixando uma borda na beirada da pizza. Depois cobrimos com a muzzarela ralada. Em seguida vamos distribuindo os tomatinhos cereja (que podem ser picados pela metade ou inteiros) e distribuindo os montinhos do molho pesto (não precisa derramá-lo na pizza toda) pois ele irá derreter e se espalhar naturalmente. Por último distribuimos a burrata de búfala pela pizza (é um pouco difícil de espalhar porque ela tem uma consistência bem pastosa), faça isso com a ajuda de uma colher. Por fim jogue as folhas de manjericão e o azeite.

Volte com a pizza recheada no forno e deixe lá até que o queijo derreta.

pizza caprese feita em casa

Pronto, sirva o seu vinho e seja feliz! ;)


Ah! E se fizer, por favor volte aqui e nos conte o que achou, hein!

(Photo Credit: melolou via Compfight cc e Karine Drumond)