As 4 Comidas Típicas da India que você deveria conhecer

As 4 Comidas Típicas da India que você deveria conhecer

By : | 1 Comment | On : novembro 9, 2013 | Category : India, Viagem Gourmet

comida típica da índia

Não foi a toa que os europeus fizeram loucuras a procura da rota que levasse seus navios a India. Não é para menos, não é fácil mesmo resistir a variedade dos temperos e de sua gastronomia. Festival de cores e sabores que misturam canelas, gengibres, mostardas e maravilhosos cheiros como cominho e outros…

A Índia é uma festa de sabores. Conheça a seguir 4 pratos absolutamente tradicionais e especiais de vários cantos da Índia. Deliciosas comidas típicas da índia.

1. O Chaat de Mumbai

comida típica da índia

O Chaat é o prato mais popular da culinária local de Mumbai e comida típica da índia. Em geral o chaat é servido em um prato de metal ou tigela de folha de bananeira seca, deve ser comida com a mão direita sempre. Trata-se de uma massa frita conhecida como puri, misturada a outros ingredientes diversos. A versão favorita em Mumbai é o bhel puri (mistura de puri, macarrão cabelo de anjo frito, arroz, batata, pasta de pimenta vermelha, cebola picada, coentro e molho de tamarindo). Pode também incluir lentilhas e recheio de batata com chutney adocicado. O pav bhal, disponível praticamente em qualquer lugar, é um pão tipo português recheado com legumes refogados e bem condimentados.

Dica: uma boa oportunidade de comer o chaat é no famoso festival gastronômico Ganesh Chaturthi, na praia de Chowpatty.

2. Thali, o bufê vegetariano ilimitado

comida típica da índia

A refeição vegetariana thali consiste em pequenas porções e molhos aromáticos servidos com arroz sobre folhas de bananeira. Para acompanhar é servido sambar, molho tradicional do thali e chutney de coco. Há também os famosos bolinhos de arroz e bolinhos de lentilhas. Na India a tradição é comer com as mãos, nada de talheres. e come-se com a mão direita.Comer em folhas de bananeira também é um ritual oriental e faz parte do cotidiano em Tamil Nadu (sul da Índia).

3. Curry de Peixe

comida típica indiana

O meen moilee (curry de peixe) combina o sabor dos peixes de Kerala com coco, tomate e especiarias, num belo colorido aromático.

4. Frango Tandoori

comida típica da índia

Em Deli se encontram os melhores restaurantes para se comer os pratos preparados no tandoor, tradicional forno de barro. Os pratos tanroori são relativamente simples: frango cortado, marinado em mistura de iogurte, suco de limão, alho e especiarias como pimenta, garam masala, coentro, cravo e gengibre. A marinada mantém a carne suculenta e úmida. É servido com salada de cebola e naan, (pão achatado e quentinho).

Indicação de livro

Algumas indicações de pratos, neste artigo foram retiradas do livro Viagens Gastronômicas Mais Fantásticas do Mundo São 329 páginas coloridas, saborosas e inspiradoras com surpreendentes roteiros de sabores nos quatro continentes. Tudo muito bem ilustrado com fotos maravilhosas. Uma dica para apaixonadas por viagem e gastronomia.


livro de viagens gastronomicasLivro: Viagens Gastronômicas Mais Fantásticas do Mundo
Preço: de 89,90 por 71,90
Onde comprar: fnac online