As principais comidas típicas da Italia

As principais comidas típicas da Italia

By : | 11 Comments | On : maio 16, 2013 | Category : Italia, Viagem Gourmet

comida italiana

A arte de comer bem. Por que será que poucos são aqueles que resistem as comidas típicas italianas? Longe da sofisticação de outras gastronomicas, a comida típica italiana exibe orgulhosamente sua simplicidade e originalidade em pratos com um inevitável ar familiar. Há como resistir? A massa e a pizza são os representantes mais famosos, mas há outras especialidades tão saborosas quanto originais, como os risotos de Milão, Alcachofra de Roma, o Gelato de Noto e tantos outros sabores típicos desta região no mediterrâneo. Orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os principais temperos.

O típico cardápio à Italiana começa com os chamados antipasti (antes da comida). São pratos leves, como saladas, fiambres, verduras grelhadas, ou , no Sul, diversas variedades de sopas. Em seguida, serve-se um primeiro prato de massa, arroz ou polenta, que prece as carnes ou pescados acompanhados de hortaliças. Para finalizar frutas da estação ou alguma das sobremesas mais clássicas do país, o típico tiramisú, ou os famosos sorvetes italianos.

Quando optam por prato único, os italianos comem massa ou pizza, de preferência em uma aconchegante trattoria. Vamos conhecer alguns dos pratos e especialidades da culinária italiana que valem a pena a viagem?

Pizza de Nápoles

A pizza que se tornou símbolo da cozinha italiana, foi popularizada na Itália e a mais famosa é a clássica marguerita. Iventada pelo chef napolitano Taffaello Esposito, em 1889, para comemorar a visita da rainha italiana do país recém-unificado, exibe as cores da bandeira nacional: branco (queijo), vermelho (tomates) e verde (manjericão).

O melhor lugar para saborear uma pizza é nas numerosas pizzarias familiares de Nápoles, que perfumam o ambiente com a frangância da muçarela derretida e tomates San Marzano a borbulhar sobre um fio de azeite de oliva da Campanha, com pitada de orégano nativo. Para acompanhar a pizza, que tal um babà al rhum? Adorável pão de ló redondo mergulhado na calda de rum, com chantilly.

Risoto à Moda de Milão

risoto milanes tradicional da italia Photo Credit: murilocardoso via Compfight cc

Hoje os milaneses comem comem em restaurantes acolhedores, sejam glamourosos estabelecimentos envidraçados, sejam trattorias familiares despojadas. Nos dois casos os pratos tradicionais ainda brilham. O risoto com arroz vialone nano e carnaroli, o famoso risoto à milanesa segue firme no cardápio. O processo de preparo é lento assim como deve ser a degustação.

Começa com uma fritura lenta da cebola em azeite. O arroz entra em seguida, e o fogo é aumentado. Depois do vinho, um caldo rico vai sendo adicionado aos poucos, em pequenas conchas, com açafrão, até o arroz amolecer. Finalmente acrescenta-se a manteiga e parmesão, mexe-se bem para dar cremosidade e obter um toque acetinado.

Alcachofras imbatíveis em Roma

alcachofras comida típica da italia

Imagem: www.fooorg.com 

Este legume originário do Oriente é muito valorizado na cozinha regional italiana. A alcachofra típica romana redonda e carnuda pode ser preparada de duas maneiras distintas. Na receita carciofi alla romana (à moda romana), o ingrediente cozinha lentamente em caldo suave, com alho e salsa. Macio como manteiga, o resultado final proporciona uma satisfação gastronômica divina. A alcachofra inteira pode ser fatiada e comida.  

Trufas da Úmbria

trufas negras da umbria

Fonte da Imagem.

Nos belos campos as cidades de Spoleto e Nórcia, no centro da Itália, de dezembro a março quando  a madrugada cobre de névoa os morros e vales, o trufeiro solitário percorre com seu cão os campos. O animal fareja o solo argiloso em busca da trufa negra. Retirados da terra e limpos os rezomas se tornam um ingrediente precioso. A trufa negra desta região é um fungo comum dos bosques locais.

A camada de terra que o recobre costuma ser retirada com pinceladas cautelosas. As qualidades da trufa só podem ser reveladas quando são cortadas e saboreadas, só assim é possível entender o deleite sensorial desta iguaria. A trufa negra da Umbria é comida crua, levemente aquecida e ralada com delicadeza sobre pratos de massa quente, como o stringozzi (macarrão típico) com um fio de azeite de oliva.

Tortellini de Bolonha

Tortelli tipico da italia

O Tortellini parece uma perfeita combinação dos ingredientes típicos desta região da Itália. Pedacinhos de massa fresca com ovos rechados com uma mistura moída de prosciutto, mortadela, queijo parmesão e uma pitada de noz-moscada, de formato similar ao dos cappelletti. São servidos num caldo suave de carne ou galinha, polvilhados com parmesão. Com consistência al dente, bem firmes. Polenta Basicamente é um cozido de milho moído. A polenta pode ser elaborada com farinhas de diferentes espessuras e acompanham alguns pratos típicos.  

Tiramisú

receita de tiramisu Famosa sobremesa feita a base de café e queijo mascarpone tem origem peculiar: nasceu em bordéis e era usada para aguçar a libido dos clientes. Veja uma receita típica de tiramisú. Sorvete Italiano, o Gelato Gelato não é apenas a tradução italiana da palavra sorvete. Existe realmente uma diferença no sabor e também no modo de fazar o sorvete italiano que o difere dos sorvetes feitos no Brasil ou Estados Unidos (os ice cream).

Enquanto os sorvetes tradicionais tem um mínimo de 10% de gordura, o gelato (veja receita do gelato) é feito com uma proporção menor porque usa mais leite para formar o creme. Entenda a diferença entre o sorvete italiano e o brasileiro, neste post. Aprenda a fazer uma receita de gelato de pistache em casa.

Outros ingredientes típicos italianos

salumis italianos Embutidos (salumi): Embutidos de grande qualidade exploram o máximo a carne de porco, bor e vitela. O mais famoso é proveniente do Norte da Itália. Speck: Fiambre de carnde de porco pouco defumado e curado durante 22 semanas, especialidade do Trivento. Presunto prosciutto: Presuntos cozidos ou crus, o San Danielle e o de Parma são os mais reconhecidos pela sua qualidade. Mortadella: De origem bolonhesa, uma salsicha gorda feita com carne de porco e gordura em pedaços e deve ser comida fria. Ervas Aromáticas: As ervas estão presentes na maioria dos pratos.

Principais tipos de massas

tipos de massas italianas

Na Itália existem mais de 500 tipos de massas, veja as mais conhecidas:


  • Pappardelle
  • Espaguetes
  • Parafusos
  • Lasanha
  • Penne
  • Nhoque
  • Ravióli
  • Rigatoni

queijos da itália

Queijos

Os queijos mais comuns são o Gorgonzola, Mascarpone, Parmesão e a Mozzarella.

  • andreza

    adorei uhu

  • andreza

    adorei estas comidas eu e minha amiga jose uhuuuuuu

  • andreza

    eu amei

  • evilin

    essas comidas é de dar agua na boca

  • evilin

    principalmente o tiramisú

  • gabrielly

    huum delicia de agua na boca

  • camilly

    mi é piaciuto un bacio italia

  • alana

    essa coisas me dar água na boca

  • marcos daniel

    amei essas comidas

  • Nicole

    Adorei vou tirar 10 no trabalho e adorei as comidas

  • lorena e duda

    kkkkkkk fiquei babando de mais