Receitas do Verdadeiro Sorvete Italiano: sorvete cremoso sem leite

Receitas do Verdadeiro Sorvete Italiano: receita cremosa sem leite

By : | 4 Comments | On : janeiro 31, 2013 | Category : Livros & Cursos, Livros de culinária

gelato italiano

Sorvete italiano

Sorvete bom é aquele com jeitinho que só a “vovó” fazia, tem alta cremosidade e gostinho de frutas naturais. E estas são exatamente as características do famoso Gelato Italiano que é feito com frutas naturais e muita cremosidade e o interessante é que a receita não leva leite, mas é tão cremoso que ninguém acredita que não leva este igrediente. Ok. Uma delícia, mas como produzir um gelato? É facil fazer em casa? Quais equipamentos são necessários para criar uma gelateria?

Quer aprender a fazer o verdadeira gelato italiano? Conheça o manual recém lançado e que ensina o passo a passo da técnica.

Abaixo, algumas informações importantes que descobrimos e para você começar a produzir o seu gelato italiano.

1. Dá para fazer um gelato, sorvete italiano em casa?

Sim, mas não vai ficar tãaaao cremoso quanto os que são feitos com equipamentos próprios. A dificuldade está no processo de misturar e resfriar. Haja braço e paciência. :) O segredo para conseguir o máximo de cremosidade está em deixar a receita base (o creme inglês) descansar 24 horas na geladeira antes de bater. Fazendo isto, o sorvete fica muito melhor, mais estável e uniforme. Há dois caminhos: maturar em repouso ou deixar maturando mexendo vagarosamente, sem para(o que algumas sorveterias artesanais e industriais fazem).

2. Existe uma fórmula perfeita de sorvete?

Infelizmente, não existe. Um bom sorvete é resultado de muita pesquisa, tentativa e erro. No geral as boas receitas levam uma mistura com cerca de 60% de água, 15% de açúcar e de 10% a 20% de gordura, mas os gelatos italianos muitas vezes não chegam a 10% de gordura – e mesmo assim estão sempre hipercremosos. O segredo? a incorporação de ar (ou seja, a densidade). Além de gordura, água, açúcar e estabilizante (às vezes, a própria glucose), sorvete é feito de ar. Não em demasia, mas em quantidade suficiente para fazer a mistura “levitar”.

3. Qual é a diferença entre os sorvetes que encontramos no Brasil e os famosos gelati italianos?

A diferença está na composição e no preparo. O principal componente dos sorvetes italianos são os estabilizantes (gomas, algas), que evitam a formação de grandes cristais de gelo. Mas o equilíbrio entre esses componentes é que nos fará chegar a um sorvete mais próximo do procurado.

4. Como montar uma Gelateria ou Sorveteria?

gelato italiano como produzirSe você deseja montar uma sorveteria para aproveitar esta oportunidade de negócio ou pretende se aprofundar no tema, uma novidade é o manual digital recém lançado “Verdadeiro Gelato Italiano Artesanal” criado por Irini Fanourios que em 2010 trocou a vida de executiva para desenvolver o sonho de um projeto de franquias própria de gelateria tipo italiana, com fabricação artesanal e própria.

O Manual para Montar uma Sorveteria ou Gelateria, tem dicas valiosas que você precisa saber para entrar neste lucrativo negócio, com Dicas de Equipamento, Planta Técnica, Custos de Investimento e Produção. Revela principalmente o tesouro secreto dos mestres em gelato do mundo, a receita do Verdadeiro Gelato Italiano, em bases elaboradas, do jeitinho que a “vovó” fazia, com a tecnologia de hoje. O legal é que vem ilustrado e com o Modo de Preparo e dicas para Compor o seu Cardápio – importante para quem está começando.

São mais de 50 receitas tradicionais e inovadoras do verdadeiro gelato italiano: Caldo de Cana, Uva e Vinho tinto, Morango e Morango com Champagne, Manga, Carambola, Limão, Caipirinha, Cajú, Caqui, Kiwi, Iogurte, Amarena, Chocolate Belga, Gianduia, Melancia, Banana, Banana com Morango, Pera e Pera com Chocolate, Laranja, Mascarpone com Goiabada (Romeu & Julieta) , Goiaba, Tiramissu, Canela, Melão, Maça Verde, Café, Cappuccino, Pistache, Abacaxi e Abacaxi com hortelã…

Principais tópicos:

  • Instalações para uma sorveteria ou gelateria
  • Planta técnica … Um modelo básico para guia-lo em seu projeto.
  • Investimento inicial …
  • Matéria-prima …
  • Equipamento e utensílios… Quais equipamentos comprar, marcas, chek-list de equipamento para fabricação e loja.
  • Apresentação do gelato… Decoração e apresentação do fino sorvete italiano, fotos e dicas para apresentar o seu sorvete de forma irresistível, cativar cliente e faturar muito dinheiro no seu negócio.
  • Dica para o seu cardápio… Dicas para montar o seu cardápio, sugestão de combinações.
  • Como comercializar o gelato… Formas de comercializar o seu sorvete e como cobrar do cliente.
  • Tabela de insumos … O que comprar, quais marcas, quantidades e preços.

Comprar Manual
Detalhes do Manual:

Curso: Verdadeiro Gelato Italiano Artesanal
Preço: R$24,90
Site: Gelato Italiano

Para finalizar, essa reportagem do video abaixo é bem bacana e explica direitinho o diferencial desta especialidade gelada tipicamente italiana:

E você já teve a oportunidade de experimentar o autêntico gelato italiano? Conta pra gente.