Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?

Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?

By : | 25 Comments | On : maio 20, 2013 | Category : Viagem Gourmet

culinária africana

Cada país da Africa tem alimentos tradicionais muito distintos, que foram fortemente influenciados pelos países europeus que estavam eminente em seu passado e também pelo comércio de escravos e alimentos indígenas. Ao longo dos anos, esses pratos foram se fundindo para criar refeições muito típicas que são apreciados por todas as pessoas. (Aqui no blog já postamos 6 Receitas típicas africanas, já viu?)

Na África do Sul, por exemplo, povos indígenas vieram para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar e trouxeram com eles seus conhecimentos de curries e especiarias. Hoje, todos os grupos culturais criam seus próprios pratos de curries. Um currie Potjie é um bom exemplo disso. A Potjie ou Potjiekos é como um guisado com uma variedade de carnes e legumes. É, normalmente, cozido em fogo aberto.

Bobotie

bobotie comidas tipicas da africa

Bobotie é outro prato muito famoso da Africa e é um curry  que tem suas origens em Cape Malay. Bobotie é um cozido de carne moída, pão, leite, cebola, castanhas, passas, damascos, curry, consumido com arroz amarelo, que é aromatizado com açafrão.  Atchar e sambals são condimentos para ir com pratos de curries. Sambals consistem de pepino, tomate, cebola e iogurte.

O povo Afrikaner criou uma série de pratos muito comuns que se tornaram favoritos com todos os grupos culturais. Leite azedo é uma especialidade onde o recheio é à base de leite e aromatizado com canela. A influência alemã é muito forte na Namíbia, onde as padarias e pastelarias alemães são muito comun.

A comida típica Sul-Africana também teve influência sobre os alimentos namibiano e alguns de seus pratos especiais são Biltong, carne de caça (Kudu, Springbok e Gemsbok) e Potjiekos.

Cerveja Africana: A cerveja local é Tafel Windhoek Lager ou lager. Deuce M ou 2M é a cerveja local em Moçambique.

Em uma típica cozinha africana você encontra o fogão do lado de fora da casa, ou em uma construção separada dos quartos e salas. A comida típica encontrada nas mesas das famílias até hoje são as carnes com vegetais, fortemente temperadas em uma grande panela preta. A panela normalmente fica em cima de três pedras dispostas em triângulo, e o fogo consome lentamente três pedaços de madeira para cozinhar os alimentos.

Comidas tipicas da Africa

África Central, Leste da África, Chifre da África, África do Norte, África do Sul e na África Ocidental cada um tem os seus próprios pratos distintos, técnicas de preparação, e os costumes de consumo. Conheça alguns dos pratos mais famosos e tradicionais de cada região da Africa:

Africa Central

Fufu

comidas tipicas da africa

Fufu. Vegetais cozidos, como mandioca, inhame ou banana, que são trituradas em uma consistência de massa de pão e ingeridos em pequenas bolas com uma sopa de imersão ou molho.

Leste da Africa

Uglai e repolho

comidas tipicas da africa

Uglai e repolho. Ugali (também chamado às vezes sima ou posho) é um produto de fubá presente em muitas refeições africanas, especialmente na África Oriental. Geralmente é feita a partir de farinha de milho (milho ou do solo) e água, e varia em consistência de papa de aveia ou massa.

Chifre da Africa (Horn of Africa)

Kitcha fit-fit

comida típica da africa

Kitcha fit-fitUm prato servido no café em Eritreia. Kitcha caber-Fit é uma combinação de um pão típico de Eritreia, kitcha e uma manteiga temperada, misturado com berbere (um tempero quente vermelho).

Cozinha etíope

comida típica da africa

Comida da Etiópia. Cozinha etíope e eritreia típicas: Injera (panqueca parecido com o pão) e vários tipos de wat (guisado).

Xalwo

comida típica da africa

Xalwo, a versão somali de halva, é um ícone da gastronomia Somália. Xalwo ou halva é uma confecção popular servido em ocasiões especiais, como celebrações ou recepções de casamento. É feito de açúcar, amido de milho, cardamomo em pó, noz-moscada em pó, e ghee. Os amendoins são também muitas vezes adicionadas para melhorar a textura e sabor.

Africa do Norte

Norte da África encontra-se ao longo do Mar Mediterrâneo e inclui em seu meio vários países, incluindo Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia e Egito. Esta é uma região marcada por geográfica, diversidade política, social, econômica e cultural, a gastronomia e o estilo de culinária e arte da África do Norte também são tão diversas como a terra, seu povo e sua história.

Coucous

comida típica da africa

Coucous. É um tradicional prato de semolina (minúsculos grãos de trigo duro), que é cozido a vapor. É tradicionalmente servido com um cozido de carne ou vegetais. Cuscuz é um alimento básico em toda a culinária do Norte Africano de Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia.

Africa do Sul

Potjiekos

comida típica da africa

Potjiekos é um guisado Afrikaner tradicional, feito com carne e legumes e cozida na brasa em panelas de ferro fundido.

Africa Oriental

Maafe

comida típica da africa

Maafe ou amendoim cozido, preparado por um cozinheiro senegalês. É um guisado ou molho (dependendo do teor de água) comum a grande parte da África Ocidental. Origina-se do povo Mandinka e Bambara do Mali. Variantes do prato aparecem na culinária de países em toda a África Ocidental e África Central.

Ingredientes típicos do africano:

Legumes:
Batata doce
Quiabo
Melancia
Mandioca
Amendoins
Repolho
Amendoins

Carnes:
Frango
Carne de porco
Bife
Variedade de peixes locais

Plantas:
Alho
Pimenta Melegueta – “West Africa” (substituto de cardamomo)
Cravos-da-índia
Pimenta Preta
Cardamomo
Noz-Moscada
Curcuma
Arroz Mix
Caril em pó
Outras comidas típicas:
Limão
Arroz

Outras curiosidades da comida típica africana

Mopane Worm

O Mopane Worm, uma grande e comestível lagarta, é muito popular no norte da Namíbia e alguns sul-africanos também comem vermes Mopane.

_

Esta é uma pequena amostra da culinária africana, que é tão rica e diversa quanto a extensão de seu território. Você sentiu falta de algum prato? Envia sua dica nos comentários! Agora que você já conhece um pouco mais sobre a culinária africana que tal conhecer algumas receitas típicas africanas?

Se você curtiu o artigo,  também vai gostar de ler sobre culinárias típicas pelo mundo. Espero que tenha gostado!


Fonte das imagens: Wikipedia.

Dica extra

livro de viagens gastronomicasSe você curte viagem e gastronomia vai gostar de conhecer o livro As Viagens Gastronômicas mais Fantásticas do Mundo com roteiros surpreendentes de sabores nos cinco continentes do mundo. Saiba mais aqui.

  • Guest

    so tem umA COMIDA DE CADA ESTADO DA AFRICA

  • Pingback: Joinvilense passa 26 dias na África em projeto social

  • lili

    chato

    • vitoria

      tb acho

    • kids fan

      você não pode dizer nada alias não foi você que publicou essas receitas pensa quanto tempo isso levou…essas pessoas que não gostam nem de aprender as culturas do seu próprio país que só se interessam por vídeo game,you tube,e outras coisas … sam pessoas que só se tivessem vivido naqueles tempos pra se interessarem… pessoas preconceituosas que feio em… : (

  • lili

    verdade

  • lili

    eu quero de milho aparece de chuchu

  • vitoria

    nbjkkl.

  • vitoria

    n gosto desta comida

  • luiza rocha

    que nogo essas coisa credooooo………….

  • Gabrielle

    ajudou muito :o

  • ana clara

    interessante…

  • LORIANE STRAVAT

    COMO APESSOA ENTRA EM UM SITE E DEPOIS AIDA RECLAMA DAS COMIDAS , SÓ SE VC FOR UM ESTREMO IGNORANTE E PRECONCEITUOSO Q JESUS ILUMINE SUA CONCIENCIA .

  • myla

    Gostei muito
    me ajudou bastante no trabalho

    • FLAVIA

      TAMBEM TINHA UM TRABALHO DE ESCOLA PARA FAZER E ME AJUDOU MUITO!!!

      • Dar Lep

        eu tamebm kkkkkkkkkkkkk

  • nathiely kamili

    queria uma comida bastante fácil de fazer e uma comida gostosa

  • Guuui O’luna

    Quando se publica esse tipo de informação é legal colocar a origem da pesquisa, por exemplo muito dos ingredientes citados como típicos africanos são originários da Índia trazida pelos europeus para a Africa e difundida em sua cultura, assim como a mandioca, tipicamente brasileira e foi difundida pelos africanos em sua cultura

  • maria eduarda sachit

    achei alguns pratos bons e outros não, mas me ajudou muito no meu trabalho de escola ou escolar

  • gabriel

    esta informaçoes vai me ajudar muito

  • Vivi Maciel

    como eu estou estudando sobre isso me ajudou muito no trabalho da faculdade

  • Ana Alice de Paula

    Eu preciso saber comidas do Malin

  • alvaro dançarino

    adorei, ,achei lindo vou dançar um quadrasdinho em homenagem a esse site C R A Z Y

  • Edna AlvesdosSantos

    Moro no Brasil desde que fomos trazidos para cá…gostei e achei bem interessante a iniciativa. Eu gostaria de degustar o maafe…hum!

  • kids fan

    obrigado a esse site eu tive que fazer um tema sobre comidas típicas africanas e eu fiquei muito feliz porque esse site me facilitou a vida e o tema ai logo depois fui brincar muito feliz valeu a esse site é só isso que eu posso dizer…que bom que existe a internet
    #obrigado