Conheça a Comida Tipica da Inglaterra: alimentos, pratos e receitas tradicionais

Conheça a Comida Tipica da Inglaterra: alimentos, pratos e receitas tradicionais

By : | 6 Comments | On : maio 26, 2013 | Category : Inglaterra, Viagem Gourmet

Captura de Tela 2013-05-25 às 19.06.11

Você curte a culinária inglesa? Hoje vamos conhecer um pouco da culinária da Inglaterra, seus alimentos, receitas e principais pratos.

A comida típica da Inglaterra tem sido tradicionalmente baseada na carne de vaca, cordeiro, porco, frango e peixe e geralmente servido com batatas e outro tipos de vegetais. Os alimentos mais comuns e típicos consumidos na Grã-Bretanha incluem o sanduíche, peixe e batatas fritas, tortas, como o pastel Cornish, bagatela e assados. Alguns de principais pratos têm nomes estranhos como Bubble & Squeak and Toad-in-the-Hole (veja receita).

Quais são os alimentos básicos?

Os alimentos básicos da Grã-Bretanha são carne, peixe, batatas, farinha, manteiga e ovos. Muitos de nossos pratos são baseados nestes alimentos. Alguns dos pratos mais tradicionais têm origens antigas, como os pães e queijos locais, carnes assadas e guisados, tortas de carne de caça e peixes de água doce e salgada.

Outros pratos típicos, como o fish and chips, originalmente uma comida de rua urbana, servida num jornal e comida com sal e vinagre de malte, e tortas e salsichas e o Bangers and mash, linguiças servidas com purê de batata, cebolas e molhos, têm atualmente a mesma popularidade que outros pratos de origem oriental, como curries da Índia e Bangladesh e frituras inspiradas pela culinária chinesa e tailandesa. As culinárias francesa e italiana, hoje também são amplamente admiradas e adaptadas na Inglaterra. A Grã-Bretanha também adotou rapidamente as inovações geradas pelo fast-food vindo dos Estados Unidos, e continua a absorver ideias culinárias de todo o mundo.

Costumes

O jantar de domingo é normalmente servido de carnes, carneiro ou grango, acompanhado de legumes e batatas. Já o tradicional chá inglês é servido com bolachas típicas (scones) com geléia, mateiga, biscoitos, sanduíches e o bolo borboleta (pão de ló). O chá é servido com limão ou leite. E é comum, hoje em dia, o chá ser substituído por lanches rápidos.

Quais são os pratos tipicos mais conhecidos?

Conheça em seguida alguns dos pratos tipicos da inglaterra mais conhecidos internacionalmente:

Fish and Chips

comida tipica inglaterra

Photo Credit: johnb/Derbys/UK. via Compfight cc

O Fish and Chips, é uma especialidade típica de Whitby, na Inglaterra e também, claro, pode ser apreciada nas principais cidades inglesas. A origem da receita se perdeu no tempo. Peixes e fritas surgiram como iguaria barata, nutritiva e requintada, para saciar o apetite dos trabalhadores. Logo o prato conquistou a população inteira. Empanados, os peixes são fritos em imersão, polvilhados com sal, regados com vinagre de malte e acompanhados de batatas fritas em abundância. E dita a tradição que tudo deve ser comido da embalagem de papel, se possível na rua.

Roast Beef

comida tipica inglaterra

Photo Credit: adactio via Compfight cc

Literalmente uma carne assada. Um prato bastante popular e consumido normalmente aos domindos, entre as famílias e acompanhado de molhos, mostarda, pudding e um molho de raiz forte.

Outras variantes: Roast Pork (porco assado), Roast Lamb (cordeiro) e Roast Chicken (frango). Opções menos comuns são Roast Duck (pato), Roast Goose (ganso), Roast Gammon (tipo de presunto) e Roast Turkey (peru).

Bubble and Squeak

Bubble and Squeak

Comida tradicional feita com a sobra da carne e vegetais do dia anterior, sendo os principais ingreditens a batata e o repolho, e pode ser servido com cenouras, ervilhas e couve de Bruxelas. A batata vira purê e é misturada aos demais itens, todos cortados. Os ingredientes são então transformados em rodelas e fritos até que as laterais fiquem tostadas.

Sausage and Mash

Outra receita bastante simples, composta por salsichões e purê de batata. Eventualmente é coberta por um molho vermelho.

Yorkshire Pudding

Yorkshire Pudding
Photo Credit: Jaypeg via Compfight cc

Yorkshire Pudding é um bolinho feito de massa e tem este nome por ter nascido na cidade de Yorkshire, Inglaterra. Muito comum ser consumido com carne assada e levam ovos, farinha de trigo, leite, banha e sal. Veja receita de Yorkshire pudding.

Black Pudding

Semelhante a uma salsicha, é feito de sangue de porco. Dependendo da região da Inglaterra, pode ser mais apimentado ou gorduroso.

Pie and Mash

receita tipica inglaterra

Pie and Mash é uma torta de carne com purê de batatas, comida tradicional da classe trabalhadora londrina, originário do East End de Londres. Os restaurantes que vendem as tortas estão em Londres desde o século 19, e ainda são comuns no sul e no leste de Londres e em muitas partes do Kent e Essex.

Aprenda a fazer uma receita típica da Inglaterra: Receita de Toad in the Hole.

Dica Extra

comida tipica inglesaPara quem pretende se aventurar na cozinha e descobrir receitas fáceis inglesas, recomendo o livro do Jamie Oliver que é um dos mais famosos chefs da Grã-Bretanha. De forma didática, o livro apresenta receitas conhecidas em versões simplificadas, ilustradas por fotografias que mostram passo a passo a preparação. E para cada uma delas, uma pequena apresentação onde o chef britânico dá dicas como “fica ótimo com arroz, batata ou pão” (Salmão assado em cartucho de papel-alumínio com vagens e pesto) ou “é melhor cozinhá-lo para duas pessoas” (Minha carne de porco agridoce), entre outras. Na Saraiva, o livro sai por R$78,00. Para comprar clique aqui.


Gostou de conhecer os principais pratos da Inglaterra? Esquecemos de algum prato importante? Deixe sua sugestão nos comentários ;)

 

  • Pingback: Receita Toad in the hole, prato tipico da Inglaterra

  • laura

    ola eu odeio esta comida inglesas

  • lorranalokka

    Não sei vcs mais achei bom o ”Roast Beef” e com tudo isso sabe quanto eu peso??????……………………….:(
    ………………………………………..:)
    ………………………………………..;)
    o meu peso é: 34.6 viu como é bom comer Roast Beef!

  • LARISSA

    ADOREI VOU TIRAR DEZ ESCOLHI O FISH AND CHIPS ACHEU MUITO BOM AQUELE PRATO

  • lorranalokka

    Há dois meses atrás eu comentei!! E estou aqui de novo, fiz um cartaz da ”INGLATERRA” e tirei um a+

  • Lívia Faria Braz

    é que eu preciso de um prato típico da inglaterra para um trabalho mais e so um e eu nao sei qual é melhor, alguem pode me ajudar?