Comida tipica da região norte do Brasil e suas receitas

Comida tipica da região norte do Brasil e suas receitas

By : | 3 Comments | On : dezembro 1, 2013 | Category : Brasil, Viagem Gourmet

comida tipica da regiao norte

As comidas típicas da região norte representam uma tradição rica e mesmo modificada por outras tradições ainda carregam heranças indígenas fortíssimas. Neste artigo você irá conhecer os principais alimentos típicos da região norte do Brasil e seus pratos típicos.

Você sabia que 80% desta região do país é ocupada pela floresta Amazônica? A região formada pelos estados do Amazonas (AM), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Pará (PA), Amapá (AP) e Tocantins (TO) abriga uma das mais ricas biodiversidades do mundo. A influência da culinária e comida tipica da região norte do Brasil é bastante notada pelos costumes indígenas, modo de cozinhar típico destes povos e pelo ambiente amazônico. Os peixes, raízes, sementes, folhas e frutos são bastante apreciados e consituem os principais alimentos da região norte do país. Conheça alguns alimentos típicos, frutos da Amazônia:

Alimentos da Amazônia

comida tipica da regiao norte

» Cupuaçu: fruta típica da Amazônia brasileira, usada em sucos, vitaminas, sorvetes, além de compotas e geleias.

comida tipica da regiao norte

» Açaí: o maior produtor do fruto é o estado do Pará. Na Amazônia, ele pode ser consumido com farinha de mandioca ou tapioca, ou ainda servir de base para um pirão que acompanha pratos com peixe. Mas também são feitos sucos e polpas.

» Pirarucu: um dos maiores peixes de água doce do país, também é conhecido como o “bacalhau da Amazônia”.
» Tucunaré: peixe amazônico que serve de base para vários pratos locais.
» Urucum: o fruto nativo da América tropical tem uma semente vermelha a partir da qual são feitos temperos e corantes.
» Jambu: erva muito usada na culinária de toda a região, é conhecida por deixar os apreciadores com a boca dormente. Suas folhas têm uma substância levemente anestésica e que provoca a salivação.

comida tipica da regiao norte

» Guaraná: o fruto nativo da Amazônia é usado na fabricação de refrigerantes, xaropes, sucos e pó. Conhecido por ter propriedades estimulantes.

» Castanha do Pará: a semente é consumida ao natural, torrada, ou ainda como farinha, em doces ou em sorvetes.

Pratos típicos

Entre os pratos tradicionalmente servidos da região, destacam-se:

» Pato no Tucupi: prato tradicional da região amazônica, especialmente do estado do Pará. O tucupi é um caldo extraído da “macaxeira-brava” descascada, ralada e espremida, ao modo artesanal cultivado pelos índios, sendo cozido por dias. Pedaços do pato são cozidos nesse caldo e servidos com farinha de mandioca, arroz branco e folhas de jambu.

comida tipica da regiao norte

» Tacacá: prato de origem indígena é uma espécie de sopa quente que leva tucupi, goma de tapioca cozida (um derivado da mandioca), jambu e camarão. Geralmente é servido em cuias, facilmente encontrado nas bancas das “tacacazeiras”, pelas ruas da cidade de Belém, no Pará.

maniçoba

» Maniçoba: conhecido como a feijoada paraense, o prato pode levar mais de uma semana para ser feito. A demora se dá principalmente pelo cozimento da folha da maniva (a planta da mandioca). Ao caldo, se acrescentam charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas de porco, chouriço, linguiça e paio – ingredientes típicos da feijoada. O prato é servido com arroz branco, farinha e pimenta.

» Pirarucu de casaca: o peixe é cortado em pedaços, dessalgado e frito no azeite. Depois, é servido em camadas com banana frita, refogado de batatas e farofa feita com farinha de mandioca, ovos cozidos e leite de coco. Acompanha arroz branco e batata palha.

» Caldeirada de tucunaré: tipo de cozido, geralmente feito com peixe e legumes, comum em Portugal. Na caldeirada de tucunaré servida em Manaus, no Amazonas, a receita leva postas do peixe, batatas, cebolas, repolho, pimentões, ovos, tomates, salsa e coentro. A mistura leva, ainda, molho de tomates e acompanha um pirão.


E aproveite a aprenda a fazer o vatapá do Pará: