Comidas típicas de Portugal

Comidas típicas de Portugal

By : | 10 Comments | On : abril 19, 2013 | Category : Portugal, Viagem Gourmet

comidas de portugal

Passagens já estão nas mãos e as pesquisas por pratos e sabores locais começaram. E nesta busca pelas comidas típicas é que me veio a curiosidade de explorar as comidas típicas de portugal. Você sabe quais são? Pois vamos descobrir juntos neste artigo? Em uma viagem a Portugal vamos conhecer um pouco de cada coisa que é essencial provar. 

Dizem que uma dica para quem quer ter um panorama gastronômico de portugal é visitar Lisboa, afinal, a capital não é apenas onde todos os sabores de Portugal se encontram, mas também onde as influências da expansão nacional além mar são mais fortes e visíveis. O famoso pastel de Belém, peixes e frutos do mar são especialidades lisboetas que já estão na nossa lista. Vejamos algumas delas.

1. Pastel de Nata, o pastel de Belém

comidas tipicas de portugal
Photo Credit: Supermariolxpt via Compfight cc

Começando pela capital. Lisboa. O mosteiro, os museus, o centro cultural, o palácio real e o jardim botânico de Belém é para muitos o ponto de partida para um passeio na cidade, mas para outros (como nós), a primeira parada pode ser muito bem a confeitaria local, que tal? Parada obrigatória para degustar o famoso pastel de nata, com massa folhada e com recheio a base de gema. A tradição manda ser servido quente, polvilhado com canela. O berço desta iguaria, dizem, é o Mosteiro dos Jerônimos, em Belém, onde um chef os fazia para completar a receita da igreja. E a confeitaria original está lá desde 1837! A Antiga Confeitaria de Belém.

Onde comer: Antiga Confeitaria de Belém (uma atração a parte) e na praça principal de Lisboa, no café Rossio e Confeitaria Nacional.

2. Peixes e frutos do mar em Lisboa

comidas tipicas de portugal

Photo Credit: monicapelliccia via Compfight cc

Peixes e frutos do mar são especialidades lisboetas, e há uma rua inteira do centro  - Rua das Portas de Santo Antão – onde se concentram restaurantes do gênero e onde pode-se também apreciar os famosos azulejos portugueses pintados à mão.

3. Bacalhau

comidas tipicas de portugal

Porto, segunda cidade de Portugal e também famosa pelo seu distinto bacalhau e famosa pelo vinho. Um fato interessante que descobri é que apesar dos restaurantes com mesas ao ar livre na Ribeira e os calçadões na beira do famoso Rio Douro, o Porto continua sendo uma cidade simples, lar de trabalhadores, o que se revela em sua cozinha básica. São mais de 365 receitas diferentes de bacalhau (uma para cada ano?) e cada região tem sua especialidade. Mas o mais famoso da cidade é o Bacalhau à Gomes de Sá (veja receita aqui), que vai ao forno com batata, cebola e enfeitado com azeitonas e ovos cozidos.

Onde comer o melhor bacalhau no Porto: Dom Tonho (Cais da Ribeira) é um dos mais requintados. Filha da Mãe Preta – restaurante tradicional, com arcos azuleijados e a vista do rio. Café Majestic tem uma decoração art nouveau.

Em Lisboa: Bica do Sapato. Restaurante serve um incomum risoto de bacalhau acompanhado de filés do mesmo peixe fritos em imersão.

4. Pastel de Santa Clara

comida tipica de portugal

O pastel tem origem no convento de Santa Clara, na região de Coimbra mas é um doce apreciado não só em Portugal, mas também em outros lugares no mundo, inclusive no Brasil. O doce é feito com farinha de trigo, manteiga e água com formato de meia-lua, o recheio fica por conta do doce de ovos.

Veja: Receita do Pastel de Santa Clara.

5. Porco a Alentejana

comida tipica de portugal

Foto: Rui Ornelas

O Porco a Alentejana é uma típica receita da cozinha regional de Alentejo. Uma inusitada combinação de carne suína com frutos do mar!


Onde comer: Fialho – é tido como um achado pelos viajantes e queridinho dos moradores da região.

Indicação de leitura

portugalO resultado das cinco viagens de Pedro Bijos a Portugal é oferecido no livro Portugal com Gosto, um guia com as características e peculiaridades de cada região, as mais turísticas cidades, os melhores restaurantes, cardápios e vinhos, além de hotéis e locais de visitação, como monumentos, museus e praças. R$50,32 na Livraria Travessa. Saiba mais: http://el2.me/EBSr.

  • Pingback: O que fazer em Lisboa

  • Ludmila Barros

    ‘-’ Comidas ”estranhas” .-.

  • gui

    Muito bom pro trabalho de historia

  • zika

    comidas bonitas

  • lesley

    hum me deu fome

  • kevin

    obg vcs me ajudaram no trabalho de geografia

    • kevin

      o meu tbm kevin

  • daniel

    s
    eu tbm

  • carolaine

    comidas ghostosas

  • leticia

    obg vcs me ajudaram no trabalho de historia