Comidas típicas chilenas: o que comer e bebr no Chile

Comidas típicas chilenas: o que comer e beber no Chile

By : | 1 Comment | On : abril 24, 2013 | Category : Chile, Viagem Gourmet

comidas tipicas no chile o que comer no chile

Ficar mais próximo da imponente cordilheira, visitar as surpreendentes casas de Neruda, provar mote con huesillos, conhecer a singular Valparaíso, a bonita Vinã Del Mar e brincar na neve. Por estas e outras, a viagem ao Chile valeu cada experiência.

Em Outubro de 2012, aproveitamos o feriadão do Dia das Crianças e partimos rumo ao Chile. Fizemos o roteiro básico: Santiago (capital) com passeio no Vale Nevado, meio dia em Vinha Del Mar e 1 noite em Valparaíso. Achei o roteiro suficiente para quem quer conhecer o geral da capital e arredores. Além dos passeios tradicionais na vinícola Conha Y Toro. Viagem com passeios clássicos, comidas típicas chilenas e vinhos locais. Bastante agradável. Apesar da viagem ao Chile merecer um post inteiramente dedicado as atrações turísticas, neste artigo vamos nos concentrar nos sabores, surpresas gastronômicas do Chile.

Empanadas chilenas

comidas tipicas chilenas

Photo Credit: azotesdivinos via Compfight cc

Para todo o canto é possível topar com uma empanada e sanduiches feitos em um minuto. Um pouco gordurosos mas saborosas, as empanadas são servidas quentes e com ampla opção de recheios, como carnes, frutos do mar e queijo. Todo mundo come no balcão e acompanhado do famoso molho a base de tomates e coentro: molho pebre. O sabor é bem marcante e faz toda a diferença.

Nossa estreia, foi no trandicional El Rápido, no centro de Santiago.

Pescados e frutos do mar

ceviche prato tipico chile

A maioria dos restaurantes chilenos servem pratos com pescados e frutos do mar. O curanto é um prato típico feito com frutos do mar do sul do país, inclui carne de porco e legumes (isso mesmo carne com frutos do mar!). O melhor lugar para ver e também provar os pratos de pescado é visitando o Mercado Central e o mercado menor La Vega Chica – este último muito mais interessante e original que o primeiro. Mas é bom avisar, a comida de mercado não é para quem busca requinte, é uma comida bem simples, com produtos locais e nem sempre saborosos. Mas a comida típica e tradicional está lá e todos os tipos de pescados: loco, caranguejo, mexilhões, corvina, linguado, congrio, mariscos, vieiras e ostras.

Pastel de Choclo

comidas tipicas do chile pastel de choclo
Photo Credit: msaurio via Compfight cc

O pastel de choclo é uma especialidade chilena digamos… difícil de gostar (ao menos a primeira vista). A combinação parece impossível e completamente inusitada: massa de milho com sabor adocicado e o recheio inclui uma coxa (inteira) de galinha, ovo cozido e carne moída! Esquisito é pouco, para descrever o prato. Mas enfim, a iguaria pode ser encontrada nos restaurantes da cidade e no Mercado Central há aos montes. Dizem que tudo depende do modo como e feito e por quem é feito, mas não demos sorte, e o pastel de choclo não entra na minha lista das delícias do Chile rs. Vale experimentar? Vale. Vai que você dá sorte de experimentar um pastel de choclo e se surpreender? E se isso acontecer, por favor, volte aqui pra contar. ;)

Lomito, sanduíches com palta

comidas tipicas chilenas

Foi em um dos restaurantes mais tradicionais de Santiago, o La Fuente Alemana (no centro), que provamos o famoso sanduíche com molho de abacate (a palta), repolho azedo com maionese (na verdade, bastante maionese!). Aliás na maioria das lanchonetes você irá ouvir a pergunta “Con palta ou sín palta?”. diferente do México, o molho de abacate do Chile, não tem tantos temperos e sabores, como a guacamole. É um molho mais simples feito de abacate típico da região amassado e acompanha quase todos cachorros-quente da região.

Cazuela

cazuela
Photo Credit: COMIDAS TIPICAS DE CHILE via Compfight cc

A cazuela é bem comum de ver no Mercado Central de Santiago. Um cozido de frango, em geral feito de coxa ou sobrecoxa, com milho (tudo tem milho), batata, outros legumes e arroz. A aparência não é muito boa e pra ser sincera, não provamos. Prato simples e muito popular do Chile.

Ceviches

A influência da culinária peruana é bem presente no Chile. Há ceviches por todo o lado. Em alguns restaurantes são servidos gratuitamente antes das refeições principais em tigelinhas menores. Provei ceviches de todos os tipos e tamanhos no Chile. Uma característica comum é o forte gosto de coentro e milhos.

Pisco Sour

Screen shot 2013-04-20 at 3.57.17 PM

A aguardente chilena é preparada com uva moscatel, é forte e com uma cor de água suja. A bebida dividiu a nossa opinião, eu achei divertida, gostosinha, já o Diogo, não achou tanta graça. A receita mistura o pisco com suco de limão, clara de ovo, gotas de angostura e açucar (Aprenda a receita original de pisco sour). O chilenos gostam de misturar esta bebida com cola, o resultado é o “piscola”, equivalente a cuba-libre

Mote com huasillos

bebidas tipicas chilenas

A bebida típica do alto do Serro San Cristóban.

Bebida típica bem simples e refrescante. Feita com trigo e suco de pessego. Vende em quase toda rua, principalmente nos locais turísticos. Seria o equivalente ao nosso caldo de cana, sabe? Bem popular, simples. Divertido e docinho, nada mais.

Vinhos chilenos

comidas tipicas no chile

O território chileno é ideal para o cultivo de uvas e produção de vinhos. O Vale de Casablanca, a nordeste do Chile produz ótimos vinhos como o Sauvignon Blanc e o Chardonnay, além de bons pinot noir e outros tintos. A mais famosa sem dúvida é a Concha y Toro, mas vale a pena citar outras como Lapostolle, Casa Silva e tantas outras. Para explorar os vinhos da região, veja este mini guia de vinhedos do chile.

vinhos no chile

Os vinhos mais procurados estão os brancos como sauvignon Blanc, Chardonnay da Cono Sur e os vinhos da uva Carmenère. O merlot chileno também tem sabor único.


E por fim, deixo vocês, com a última dica. Os videos de Antony Bordain no Chile. Assista:

  • Camila Mantovan

    eu amei o pastel de choclo, comi um muitooo bom, que o frango era desfiado