Comidas típicas do México

Comidas típicas do México

By : | 4 Comments | On : maio 4, 2013 | Category : México, Viagem Gourmet

comidas tipicas do mexico

Fevereiro de 2012 – carnaval no Brasil e começava uma das viagens mais divertidas e inesquecíveis da minha vida: México. E deste país, sabíamos pouco: tacos, pimentas, Chaves e novelas. Foram 15 dias com início na caótica Cidade do México, passando pelas cidades de Puebla, Oaxaca e parada em Cancun. Povo simpático hospitaleiro, passeios baratos, comidas típicas de rua surpreendentes, sabores intensos, algumas doses de mescal, a rica cultura pré colombiana e espanhola, as simpáticas ruas e praças de Puebla, a aconchegante Oaxaca e o incomparável mar azul-turquesa de Cancun. A Viagem toda precisou ser dividida em outros posts, e neste artigo vamos concentrar na gastronomia, delícias e sabores que você só encontra por lá.

Comidas típicas do México

De muitas coisas senti saudade, quando voltei do México, mas destas mais intensamente: das tortilhas, do feijão (que é único) e claro, das pimentas. Em praticamente todas as refeições come-se arroz, feijão frito e tortilhas. As tortilhas são o pão mexicano, como panquecas de milho finas são rasgadas e levadas a boca para acompanhar os mais diversos pratos e recheios. Acompanhado da salsa quase sempre (muito) picante e saborosa, preparada com tomates ou tomatilhos, cebola, chilis, alho, abacate, cilantro (coentro) e outros. Ao comer um prato mexicano, você terá na boca, a rica herança dos astecas, maias, olmecas, mixtecas e zapatecas, além de especialidades espanholas. Uma viagem completa pela história de um povo. Os chilis são o ingrediente central da personalidade da comida mexicana e podem variar em intensidade, o sabor é único e muito diferentes dos que comemos por aqui.

Comida de rua

comida tipica mexicana

Na minha opinião, as melhores e mais surpreendentes comidas e sabores do México, estão nas mãos das senhoras e famílias que preparam deliciosos antojitos, pratos típicos e muito populares de todos os gostos e tipos. Para começar bem o dia, procure uma banca de churros e mergulhe-os em café ou chocolate quentes antes de levar a boca. Um passeio rápido pelas ruas da cidade do México e você sentirá um ar impregnante dos aromas das carnes grelhadas, servidas com tortilhas.

Um tira gosto rápido e nutritivo pode ser as fatias de frutas temperadas com limão e pimenta (sim, pimenta!), são servidas em cones ou copos em quase toda esquina. Outra especialidade das ruas mexicanas, são as tortas (sanduiches) recheadas de carne, feijão frito, molho e picles de cebola.

Antojitos

Os antojitos são os aperitivos mexicanos, são como as tapas espanholas. Pode ser qualquer coisa desde uma fruta lambusada em pimenta até um prato apetitoso e podem ser encontrados por toda a parte, tanto de dia quanto à noite em bares ou restaurantes. Podem acompanhar bebidas (são então chamados de botana e em alguns bares é obrigatório servir cerveja ou bebida alcolica acompanhada de aperitivos). Conheça alguns antojitos famosos:

Tostadas: São tortilhas fritas crocantes cobertas por feijão frito, frango, salada, guacamole ou creme azedo. Disparado o meu prato típico preferido.

Tortas: deliciosos sanduíches feitos com pequenos pães do tipo baguete, são servidos com recheios variados.

Salsas: são molhos feitos com tomates e cebolas e são muito apimentados e deliciosos. As salsa fazem toda a diferença nos pratos mexicanos.

Enchiladas: tortilhas enroladas fritas e recheadas, cobertas por um molho, podem ter uma variedade de recheios como queijos, cebolas ou frango.

Tacos: são pequenas tortilhas dobradas sobre carne grelhada, salsa, e guacamole.

Mole Poblano

comidas tipicas do mexico

Muita gente confunde a comida mexicana com os antojitos, que são apenas aperitivos comuns nas cidades. Há outros pratos muito saborosos e muito populares como o Mole Poblano, muito famoso na cidade de Puebla. O mole poblano, cuja receita original utilizava cerca de uma centena de ingredientes, pode levar cacau ou chocolate em tablete, com ou sem açúcar, cinco variedades diferentes de malaguetas, amêndoas, nozes, passas, cravo, canela, salsa, pimenta, alho, e tortilhas. Não existem proporções certas e alguns ingredientes podem omitir-se ou variar em proporção. O sabor é forte e muito intenso, um pouco enjoativo mas sem dúvida, delicioso.

Outras especialidade mexicanas

o que comer no mexico

Alguns pratos tidos como mexicanos como burritos, fajitas, tacos e nachos, foram na verdade, criados no EUA. No México a refeição principal do dia é bem formal, com uma sopa ou arroz de entrada, seguida de carne ou peixe termina com um flan ou fruta como sobremesa.

Cajeta de Celaya: calda feita de leite de cabra e pode servir de recheio para churros recheados, muito comum nas lotadas ruas da Cidade do México.

Carnitas: prato de carne de porco marinada e frita.

Chalupas: canoas de tortilhas de milho fritas e guarnecidas com molho, alface e cebolas.

Chilis rellenos: chilis recheados com queijo ou carne moída, cobertos com massa, fritos, com molho de tomates.

Frijoles: feijão quase sempre frito ou como frijoles de olla, só cozido.

Huevos revueltos: ovos mexidos, temperado.

comida tipica do mexico

Mole: molhos diversos e podem usar chles, cebolas, nozes e outros condimentos.

Nopal: uma folha carnuda do figo-da-índia e bem parecido com planta de cactus.

nopal mexico

Nopal

Queso de Oaxaca: Um queijo branco muito saboroso e típico da cidade de Oaxaca, similar ao queijo “trancinha”, de Minas Gerais.

Tamales: palha de milho cozida e recheada com carne fatiada, servida com bolinho de milho.

Tlayuda de Oaxaca

comida mexicana tlayuda

A tlayuda é um dos pratos típicos populares mais inusitados que já provei. Escolhemos um restaurante dos mais populares e famosos para provar a tradicional tlayuda em Oaxaca. Trata-se de uma grande tortilha assada à maneira dos indígenas, direto na brasa, coberta com frijole, carne, cebolas e o famoso queso branco de Oaxaca. Simples, o sabor intenso da brasa é marcante e predomina o prato, difícil para os costumes brasileiros, mas uma experiência, sem dúvida, única.

Chapulines

prato tipico do mexico chapulin


Gafanhotos temperados com alho, sal e pimenta, que tal? Quem vai a Oaxaca, será assediado por uma vendedora de chapulines, os gafanhotos crocantes. Confesso: comi e não repito. O tempero ajuda, mas as perninhas deslizando na lingua descendo pela garganta, não é lá uma experiência que valha a pena ser repetida. Chapulín, só mesmo o colorado, de macacão vermelho da Tv ;)