Comidas típicas e receitas da Irlanda

Comidas típicas e receitas da Irlanda

By : | 2 Comments | On : março 15, 2013 | Category : Irlanda

prato tipico irlandes calcannon

Nem só de Guiness e batatas vivem os Irlandeses! ;) Confesso que cá no Brasil, as cervejas escuras irlandesas fazem o meu coração bater mais forte. As deliciosas Dry stout ou Irish stout devem fazer uma combinação perfeita com pratos tradicionais, como, o Irish stewcoddle, o Irish breakfast, e o pão de batata – marcas da cultura culinária da Irlanda. Vamos logo ver algumas receitas que encontramos?

Colcannon

Photo Credit: arsheffield via Compfight cc

O colcannon é um saboroso prato feito com batatas e um tipo de alho silvestre, repolho ou couve-flor. Um prato que combina com bacon tostado ou carne vermelha. Também pode ser apreciado com uma porção de manteiga por cima.

Ingredientes:

450g de batatas cozidas
1 cebola pequena
225g de repolho cozido
2 colheres de sopa de creme de leite
50g de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Pique o repolho em pedaços grandes. Corte a cebola e doure-a lentamente na manteiga até que fique amolecida. Escorra as batatas, tempere-as e amasse-as. Acrescente a cebola dourada na manteiga e o creme às batatas. Coloque por cima do repolho e sirva quente.

Ensopado irlandês (Irish Stew)

 irish stew ensopado irlandes

Photo Credit: avlxyz via Compfight cc

Um prato irlandês conhecido no mundo todo. A receita tradicional pede carne de carneiro, batatas e cebolas. Hoje em dia, você descobrirá que o carneiro foi substituído por cordeiro, com cenouras e cevada adicionados para dar mais cor e sabor interessante. Um bom ensopado irlandês deve ser consistente e cremoso, não nadar em caldo.

A receita tradicional é: 
1kg de costelas e peito de carneiro (ou cordeiro)
750g de batatas
Salsinha e tomilho picados
5 cebolas médias, sal e pimenta
375ml de água

Modo de preparo: Limpe a carne e corte em pedaços grandes. Descasque e fatie as batatas e as cebolas. Faça camadas de batatas, carne e cebola, juntando, também, o tempero em uma travessa, terminando com uma camada de batatas. Regue com líquido e deixe ferver. Cozinhe lentamente por duas horas ou cozinhe no forno com temperatura a 150°. Cheque durante o cozimento, adicionando mais líquido quando necessário.

Pão de Soda Irlandês

soda bread comida tipica irlanda

Photo Credit: djeucalyptus via Compfight cc

O pão de soda irlandês provavelmente é o pão mais tradicional no país e sempre que você for viajar para Irlanda provavelmente será recebido com este pão (nunca fomos à Irlanda). Dizem que o pão fica muito melhor fresco, portanto o melhor é que faça e sirva no mesmo dia. Como todo prato típico, há diversas maneiras de se preparar o pão, por diversas famílias. Esta é uma versão que encontramos relativamente mais fácil e mais simples de fazer. Uma dica é servir com pedaços de manteiga.

Integral:
300g de farinha integral grossa
½ colher de açúcar (opcional)
¾ de colher de chá de bicarbonato de sódio
150g de farinha comum (peneirada)
½ colher de chá de sal
250ml leite ácido semidesnatado ou iogurte integral e leite 50 / 50
Pão de Soda de Fruta:
Misture uvas passa com os ingredientes secos e continue como o Pão de Soda Integral. Opcional: pincele a parte de cima com leite e jogue açúcar antes de cozinhar.

Modo de preparo: Peneire todos os ingredientes secos e misture-os (exceto a farinha integral) e faça um buraco no meio. Adicione líquido suficiente para fazer uma massa grossa. Misture bem com uma colher de pau, levando a farinha dos lados para o centro. Adicione mais leite se a mistura parecer muito grossa. Leve a mistura para uma superfície com um pouco de farinha em cima e abra a massa com cuidado. Modele a massa em um formato redondo e coloque-a em uma assadeira, marcando uma cruz em cima. Asse em forno moderado, 200°C por cerca de 40 minutos. Tire do forno e “bata” na parte de cima. Se tiver um som oco, está pronto.

Yellow Man – O Homem Amarelo

comida tipica irlanda yellow man

Uma receita de doce com um nome bem divertido. Yellow Man é uma espécie de bala a base de açúcar mascavo e melaço. Descobri que esta é uma receita típica da Irlanda do Norte, tradicionalmente vendida na “Oul’ Lammas Fair”, uma das mais tradicionais feiras do país. Popular e festivo, pode ser uma excelente ideia de lembrancinha para festas temáticas.

Ingredientes:
1 copo e meio de melaço
1 copo de açúcar mascavo
50g de manteiga
2 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de preparo: Misture delicadamente o melaço, o açúcar, a manteiga e o vinagre em uma panela grande. Cozinhe em fogo baixo sem mexer. Ferva até o momento em que ao pingar uma gota desta mistura em água fria ela endureça. Com cuidado para não se queimar, acrescente o bicarbonato de sódio. A mistura vai formar uma espuma até que o bicarbonato se misture completamente.Coloque a mistura em uma superfície de granito untada e, após resfriar um pouco, misture com uma espátula das pontas para o centro. Esta mistura deverá adquirir uma coloração amarelada, mas não muito forte. Coloque esta mistura em uma lata untada e deixe que resfrie completamente. Com a ajuda de um martelo limpo, quebre em pequenas porções.

Um brinde!

Se alguma coisa poderia ainda ficar melhor que uma autêntica cerveja stout, dá vontade de experimentar mesmo o Black Velvet Irlandês - um drink que parece simples: metade de Guiness stout e outra metade champagne. Cheers!


black velvet

Se fizer alguma destas, conta pra gente!