Curso online: Como Fazer Queijo Minas

Curso online: Como Fazer Queijo Minas

By : | 3 Comments | On : fevereiro 1, 2013 | Category : Livros & Cursos, Livros de culinária

curso fazer queijo minas

Queijo Minas

Pãozinho de queijo quentinho, acompanhado de um bom pedaço de queijo minas e café logo pela manhã. Ta aí uma rica cena da cultura mineira querida por todos os que vivem e amam esta região. Você também é um amante dos queijos de minas? Se você está pensando em literalmente botar a mão na massa e produzir o seu próprio Queijo Minas, vão aqui neste artigo, algumas dicas valiosas e uma sugestão de curso online com vídeo-aulas que ensinam as técnicas e processos necessários para a produção do queijo minas.

Aprendendo a fazer o Queijo Minas

Queijo minas artesanal, queijo minas frescal e queijo minas padrão, são as denominações que recebem estes diferentes queijos e que adotaram o nome da tradicional região produtora de leite e derivados. Para evitar a confusão na hora de comparar os quejos, enteda os conceitos básicos:

  • Queijo Minas Frescal é um queijo fresco, de pouca maturação e também o queijo mais famoso encontrado em todo o Brasil. Vai muito bem acompanhado com goiabada-cascão e geleias artesanais.
  • Queijo minas padrão é o queijo elaborado seguindo receita tradicional do queijo de minas, porém, de outras procedências, de produção industrial e/ou leite pasteurizado. Normalmente este se apresenta como meia-cura. Este queijo é um dos queijos mais populares no Brasil e extensamente fabricado em Minas Gerais, com destaque para algumas regiões como Sêrro, Serra de Araxá, Canastra. No sul do país recebe uma denominação bem particular que é de Queijo de Colônia (queijo fabricado na colônia).
  • Queijo Minas Artesanal é considerado o ‘original’ quando é produzido artesanalmente em fazendas mineiras e elaborado com leite cru, não é permitido o comércio fora do Estado de Minas Gerais. O queijo minas artesanal é reconhecido patrimônio histórico imaterial do Brasil pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (IEPHA).

Curso Como produzir o Queijo Minas

curso como fazer QUEIJO MINAS

O Curso Como Fazer Queijo Minas (por R$34,90) foi desenvolvido pela Editora Cresça Brasil, sediada em Alfenas, no sul de Minas Gerais e contém algumas dicas detalhadas que ensinam fabricar o queijo Minas, um produto de grande aceitação no mercado nacional. Você aprenderá sobre coagulação, corte da massa, fermentação, enformagem, cura e embalagem do produto. Veja os tópicos principais:

  • Origem do queijo minas
  • Diferença entre o queijo minas frescal e o queijo minas padrão
  • Como fazer queijo minas frescal e queijo minas padrão
  • Receitas com queijo minas
  • Equipamentos necessários

A vantagem do curso online para quem procura se aprofundar no assunto é a praticidade e facilidade porque pode ser realizado a qualquer hora. Precisando apenas de um computador conectado à internet. O curso emite certificado, possui equipe de suporte online para esclarescer dúvidas. Para aproveitar o preço promocional clique aqui.

Fazer Curso
Detalhes do Curso:

Curiosidade: Abaixo, assista um trecho do filme  ”O Mineiro e o Queijo”, produzido pelo diretor mineiro Helvécio Ratton:

crédito foto: Alex Nako