Dica de Restaurante em Buenos Aires: El Baqueano

Dica de Restaurante em Buenos Aires: El Baqueano

By : | 0 Comments | On : maio 8, 2013 | Category : Argentina, Viagem Gourmet

el boqueano em buenos aires

Autor convidado: Rodrigo Dutra Porto

Localizado em uma tranquila rua do bairro de San Telmo “El Baqueano”, é sem dúvida uma excelente dica de restaurante em Buenos Aires, para todos os amantes da boa culinária que passarem pela cidade. Em um ambiente bastante acolhedor e reservado, composto por poucas mesas, o restaurante serve um menu composto por 7 passos fixos que mudam mensalmente.

O menu assinado pelo chef Fernando Rivarola apresenta uma proposta bastante interessante e peculiar.Todos os pratos são trabalhados explorando diversos preparos internacionais com carnes autóctonas, ou seja carnes exóticas tipicamente argentinas.

Ao chegarmos fomos conduzidos à nossa mesa por uma simpática atendente que imediatamente se encarrega de nos apresentar o menu. Em um quadro negro, escrito com giz, ela apresenta cada um dos passos. Posteriormente, a medida que cada um é trazido, mais detalhes sobre o seu preparo são explicados. Uma vez conhecendo o menu, a atendente oferece um combinado de 4 taças de vinhos e espumantes diferentes cuidadosamente selecionados para harmonizar com os passos do jantar. Caso não seja de seu interesse, o cliente pode optar por outras bebidas ou por outros vinhos, dispostos na carta.

Antes de ser servida a primeira entrada, foi oferecido um aperitivo feito com várias texturas do milho que vão desde uma espuma de milho até um mingal bastante denso.

dica restaurante em buenos aires el baqueano

A primeira entrada foi um Usuzukuri (corte finíssimo de peixe) de salmão branco com mini esferas de soja e “pa amb tomàquet”, mistura interessantíssima e deliciosa do corte tipicamente japonês com o acompanhamento da culinária catalã.

dica restaurante em buenos aires el baqueano

Como segunda entrada foi servido carpaccio de lhama com espuma de queijo, geléia de alcaparras e mostarda escura. Prato intenso, com presença mais marcante. Contrasta com a suavidade e delicadeza do primeiro prato.

dica restaurante em buenos aires el baqueano

A terceira e última entrada foi uma salada de “vizcacha” (animal da família da lebre) com legumes cuidadosamente preparados ao dente e “aliño”, uma mistura de temperos e condimentos com finalidade de realçar o sabor da carne. Prato extremamente saboroso, a mais potente das entradas, coerente com o padrão progressivo apresentado pelo menu.

dica restaurante em buenos aires el baqueano

O primeiro prato principal novamente nos remete à culinária oriental. Composto por Gyozas de carne de jacaré com biscoitos de wasabi, esferas de Te Matcha e Teriaki caseiro.

dica restaurante em buenos aires el baqueano

O segundo prato principal foi um pacu preparado com frutas típicas e sopa de coco. De apresentação impecável, a combinação explora com maestria o contraste do salgado com o doce. O peixe é preparado com tempero bastante suave, que nos permite plena apreciação do paladar da carne, e traz junto a pele tostada de forma a ficar bem crocante.

dica restaurante em buenos aires el baqueano

A seguir foi trazida uma colher contendo gelo moído flavorizado com melancia com o objetivo de limpar o paladar para degustação da sobremesa.

dica restaurante em buenos aires el baqueano

Como sobremesa foi servido o famoso “Don pedro”, porém com algumas modificações. Aqui o sorvete acompanha uma espécie de bolo caseiro de nozes, de consistência cremosa, preparado com licor de Whiskey e com o toque mais que especial do tradicionalíssimo “dulce de leche” argentino. Simplesmente fantástico!

dica restaurante em buenos aires el baqueano

Para encerrar, nada melhor que o bom e velho café. Mas no “El baqueano” ele recebe uma interpretação própria da casa. Composto por quatro camadas, novamente observamos o apreço do chefe pela exploração das diferente texturas. O café aerado, a espuma, o creme e a redução de café fazem um delicioso contraste a medida que combinam fases quentes e frias, criando uma ótima sensação na boca.

dica restaurante em buenos aires el baqueano

Os pratos são preparados na medida ideal para que tenhamos um jantar perfeitamente satisfatório, de forma que não vamos embora com a sensação de que poderíamos comer mais nem tampouco sentindo que exageramos.

Outro cuidado tomado no restaurante é o “timing” perfeito entre os pratos servidos. Os intervalos são perfeitamente agradáveis e adequados para que possamos degustar o vinho.

Como se trata de um Restaurante pequeno com poucas mesas, é prudente que seja feita reserva para não correr o risco de contratempos. A reserva pode ser feita de forma bastante simples, no próprio site do restaurante.


O menu servido custou um preço fixo de $230,00 (duzentos e trinta pesos argentinos) por pessoa, aproximadamente R$70,00 de acordo com o câmbio da época. A seleção de vinhos harmonizando com os pratos saia por $130,00 (cento e trinta pesos argentinos), por pessoa.

Lembrando que o menu apresentado foi degustado no mês de fevereiro de 2013, e que portanto não deve mais corresponder ao servido atualmente.