Guia do Gelato Italiano: melhores sorveterias na Itália

Guia do Gelato Italiano: melhores sorveterias na Itália

By : | 1 Comment | On : fevereiro 8, 2013 | Category : Italia, Viagem Gourmet

sorveterias na italia

Dizem que os melhores sorvetes são os italianos, também conhecidos como gelato. Você já esteve em alguma destas sorveterias? Ou pretende estar muito em breve? Em qualquer uma destas situações tenho certeza que você vai gostar de conhecer alguns dos nomes e endereços dos melhores e autênticos sorvetes italianos (aprenda a distinguir o autêntico!).

Acompanhe as dicas que garimpamos e traduzimos do site Pen and Fork para montar o nosso roteiro com os melhores sorveterias na Itália, para uma sonhada futura viagem a Itália. Espero que o roteiro seja útil para você também e principalmente te ajude a encontrar o sorvete perfeito! ;)

Na rota do sorvete

Na Itália para cada pizzaria, encontrada na esquina, dizem que há ao menos duas sorveterias no lado oposto. Mas fiquem atento porque nem toda gelateria serve o autêntico e mais sabororo sorvete. A dica mais engraçada que encontrei no site Pen and Fork foi: “Se os sorvetes se parecerem com a cabeleira da Marge do Simpsons (como a foto abaixo), então é farsa, continue procurando”. Isto porque os sorvetes mais saborosos na Itália estão muitas vezes, nas lojas mais singelas.

onde tomar sorvete na italia

Veja abaixo um exemplo de uma fachada de autêntica sorveteria italiana:

onde tomar sorvete na italia

Florença

FLORENCE: Vivoli Il Gelato (foto acima) não parece tão fácil de achar, escondida atrás da rua perto da Piazza Santa Croce, mas vale a pena a busca se você é um destes amantes dos sorvetes. Os sabores são tradicionais: baunilha, chocolate, nozes, mas são sublimes e cremosos.

Nem todos os sorvetes italianos são totalmente cremosos, um exemplo são os sorvetes típicos da Sicília, que não contém ovos.

sorvete siciliano

 

sorvete italiano tipico

Gelateria Carabe está bem próximo da Galleria dell’s Accademia e do famoso Davi de Michelangelo. Lá, prove um sorvete de estilo siciliano. Não é cremoso mas dizem que possui um sabor intensa de frutas frescas.

Siena

onde tomar sorvete na italia

Em Siena também é preciso buscar as sorveterias verdadeiramente típicas. A maioria fica na Piazza Il Campo. Uma delas, o Bar Gelateria é onde possui um sorvete de chocolate dos mais intensos.

San Gimignano

onde tomar sorvete na italia

A cidade abriga uma sorveteria campeã internacional, a Gelateria di Piazza. Aqui o difícil vai ser conseguir entrar, já que parece que há filas a qualquer hora do dia.

Manarola

manarola sorvetes

Na costa oeste da Itália, a cidade de Manarola tem uma das melhores sorveterias, um apertado local chamado Gelateria 5 Terre. Os sabores tradicionais de nozes e pistache não tem erro, prove também figo caramelizado.

Bologna

ilgelatauro1

Em bologna a dica é a sorveteria Il Gelatauro, com interior aconchegante, produz também chocolates e biscoitos.

De fato os sorvetes italianos são especiais e não vejo a hora de colocar o roteiro em prática. Por que será que são tao especiais? Será porque são delicadamente menos gordurosos? Ou por causa da textura e temperatura em que são servidos (um pouco mais alta que no Brasil)? Ou seria apenas a magia e experiência de estar ou lembrar da Itália, apreciando la bella vita?

Mapa dos sorvetes na itália

Encontre as sorveterias italianas, citadas na lista, no mapa:


Ver Guia das sorveterias e gelateria Italianas num mapa maior

Florence:
Vivoli Il Gelato
Via dell’Isola delle Stinche, 7
Gelateria Carabe’
Via Ricasoli, 60
Siena:
Bar Il Camerlengo
Piazza Il Campo, 6
Manarola:
5 Terre Gelateria e Creperia
Via Antonio Discovolo, 248
San Gimignano:
Gelateria di Piazza
Piazza della Cisterna, 4
Bologna:
Il Gelatauro
Via San Vitale, 98/B

Há também uma boa lista de sorveterias na lista do Trip Advisor: Sorveterias na Itália.


Você conhece ou já esteve em uma destas sorveterias? Esquecemos alguma outra? Deixe sua dica nos comentários.

fotos e dicas do site Pen and Fork