O Mineiro e o Queijo: documentário aborda cultura do queijo minas

O Mineiro e o Queijo: documentário aborda cultura do queijo minas

By : | 0 Comments | On : fevereiro 8, 2013 | Category : Brasil, Viagem Gourmet

cultura do queijo minas

Minas Gerais está na excelência da rota gastrônomica mundial por conta de suas comidas típicas e tradicionais e parte deste sucesso deve-se ao típico queijo minas, patrimônio cultural do estado originário principalmente das mãos dos pequenos artesães das regiões da Canastra, Serro, Araxá e Cerrado (Alto Paranaíba).

Quer aprender a fazer o autêntico queijo minas em casa? Clica aqui.

Para entender as diferenças e sutilezas desta delícia mineira, faça o teste: quando for comprar queijo minas, procure pelo artesanal e leve também o padrão, ambos com mesmo ponto de cura, para comparar. Abra-os e perceba as diferenças de textura, aroma e sabor.

Se você é fã da cultura mineira e não vive sem seu pedacinho de queijo minas, vai gostar de conhecer o documentário do diretor Helvécio Ratton que revela esta forte ligação que o mineiro (nós) temos com o queijo de minas, os queijos de leite cru e a cultura mineira.

Cultura do queijo minas

Interessante é que muita gente ainda confunde o queijo típico de minas, o verdadeiro, com o queijo ‘minas padrão’ ou o queijo frescal. Saiba que o verdadeiro queijo minas é uma peça de 1kg e meio, redonda e mais achatada. Feito de leite cru não pasteurizado artesanal. É recoberto também por uma espessa crosca amarela, resultado da cura, que exige um esforço para ser rompido. Interior é branco, cremoso, sabor muito pronunciado e um pouco mais salgado que os queijos industriais ou de outras regiões.

cultura do queijo minas Screen shot 2013-02-08 at 3.49.38 PM Screen shot 2013-02-08 at 3.49.56 PM Screen shot 2013-02-08 at 3.50.28 PM


Agora, dá licença, que vou ali tomar um cafezim com pedaço de queijo. Fui.