O pretinho básico da cozinha: receita de hambúrguer de cheddar

Receita de hambúrguer de cheddar, pura suculência!

By : | 0 Comments | On : março 29, 2013 | Category : Dicas gourmet

receita do cheddar macmelt

Por Guilherme Mosaner

Eu adoro comidas diferentes e elaboradas…. Mas um bom clássico nunca sai de moda. Eu não entendo muito de moda, mas se tem algum pretinho básico na cozinha, é um hambúrguer!

Nada como um bom hambúrguer suculento, no ponto certo e com bons ingredientes, para despertar nosso lado ogro! Com uma cerveja amarga do lado então (lager..ale’s… come on everybody!).

Eu sempre gostei do Cheddar McMelt… Eis o desafio de fazer uma versão mais home made with real love and real meat do que da fábrica dos arcos amarelos.

Espero que gostem!

Receita de hambúrguer de cheddar

Ingredientes:

  • 400 gramas de carne moída (picanha, coxão mole e fraldinha)
  • 1 ovo
  • 2 cebolas roxas
  • 2 dentes de alho
  • 1 pacote de Doritos
  • Aceto balsâmico
  • sal e pimenta do reino
  • Uma colher de sopa de manteiga
  • 4 fatias de Queijo Cheddar (ou +- 80 gramas)

A medida é suficiente para dois hambúrgueres. Porque não fiz unitário? Porque não dá para usar meia gema do ovo. Se só quiser comer um hamburguer faça tudo na metade e uma micro gemada, mas acho mais divertido achar uma companhia para o 2o hambúrguer ;). Sem vergonha, se der caca vai ficar bom mesmo assim. A clara pode ser usada na sobremesa, mas no meu caso foi em um whisky sour (vide receita extra abaixo!) 

receita de hamburguer mac melt

HAMBURGUER

A carne padrão que geralmente uso é fraldinha e, se possível já peço no açougue para passarem uma vez no moedor. Use uma vasilha grande ou travessa para trabalhar na carne. Coloque a carne, faça um buraco no meio dela e nele despeje a gema do ovo, o alho amassado e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture bastante com a mão LAVADA (link:http://www.youtube.com/watch?v=STkpkJWMIxs) até ficar homogênea.

Divida a massa em dois bolos e modele com a mão para ficar com a forma de um… hambúrguer   Pode dar uma batida nela contra a vasilha ou bancada de trabalho. A altura vai interferir no ponto que você consegue deixar no meio da carne. Mais grossa, o meio poderá ficar totalmente cru… mais fina, pode ficar seca. Eu recomendo algo perto da altura de uma moeda de R$ 0,50 de pé como padrão e R$0,25 para os mais ogrinhos e sanguinários.

Separe os hambúrguers e leve para a geladeira enquanto prepara o resto.

MOLHO

Pique em as cebolas roxas em fatias médias (algo entre 0,5 cm ~1 cm), refogue com um pouco de manteiga (dica: você pode colocar um pouco de óleo quando for fritar com manteiga, isto evita que ela queime muito cedo) em um fogo médio, para tostar um pouco elas. Quando começarem a ficar mais transparentes tire do fogo, coloque o aceto balsâmico. Volte ao fogo na menor temperatura possível, reduzindo até que fique com uma consistência de uma calda. Não deixe ferver, por tanto é fogo baixo e colher mexendo o tempo todo. Se der certo o “azedo” vai diminuir e ficará mais adocicado.

MONTAGEM

Frite o hambúrguer com a chapa o mais quente possível e, se puder use pouco ou nenhum óleo durante a fritura (vai depender da sua panela). Durante o processo você quer “selar” a carne para evitar que ela perca umidade e fique seca. Então espere o lado de baixo ficar com a parte externa pronta para ir para mesa e, somente aí, vire uma vez para selar o outro lado.


Em paralelo, quando estiver terminando, reaqueça um pouco a calda de cebola. Monte rapidamente (pão, hamburguer, duas fatias de queijo, molho e pão novamente) e, se esperar 1-2 minutos, o próprio calor dos ingredientes vai derreter o queijo.

Receita whisky sour versão redux-que-cabe-no twitter: Bata em um mixer a clara com um pouco de açúcar, o suco de ½ limão, misture duas doses de whisky e despeje em um copo com gelo picado.