Planejando viagem Paris Normandia e Vale do Loire: lista de desejos

Planejando viagem à Paris, Normandia e Vale do Loire: lista de desejos

By : | 2 Comments | On : maio 6, 2013 | Category : França, Viagem Gourmet

viagem a paris normandia

Uhu! A viagem à França está bem próxima. Passagens compradas para Junho/2013. O trajeto: Paris em 2 dias e meio, rotas cênicas e gastronômicas (perdição total) pelas estradas e cidades da Normandia e Vale do Loire. Já estivemos em Paris em Janeiro de 2010 e desta vez, o espírito é diferente. Um trajeto de carro, mais livre e desimpedido, pois reservamos somente o hotel de ida e o de volta. A ideia é se perder pelas estradas, parar nas cidades e ficar livre para decidir onde dormir ou passar mais dias. O planejamento é para 14 dias, então estamos pensando em dividir em: 2 dias em Paris, 4 na Normandia, 4 no Vale do Loire, 1 dia em Versalles (na volta do Vale do Loire) e o restante em Paris.

Desta vez, não fiz grandes planejamento, estamos no espírito “deixa a viagem nos levar” – tudo o que tenho é a alegre expectativa e uma listinha de sonhos, com experiências e desejos que pretendo realizar, por lá:

Paris

viagem paris

1. Revisitar alguns clássicos.  Passear sem rumo pelo jardin des Tuileries. Conhecer mais de perto a Conciergerie, próximo a pont neuf, observar a fortaleza, reecontrar Notre Dame e a belíssima porém escondida, Sainte-Chapelle.

2. Experimentar o famoso sorvete Bertillon. A famosa sorveteria fica na Île St-Louis.

3. Se perder em St-German-des-Prés e parada estratégica no café de flores. A região tem todo aquele ar do renascimento artístico que viveu os anos 20. E tô com desejo de vagar por ali, sentar no café e ficar imaginando o que pensava Sartre, ao sentar por ali. 172 bd. St-Germain.

4. Vagar sem rumo pelo Marrais e parada para o L’as Du Falafel. Quero voltar ao bairro e desta vez levar algumas coisitas de brechó, além de matar saudade de um dos mais saboros sanduiches de falafel que já comi. No café minúsculo Lás Du Falafel não há mesas, pela janelinha os pedidos são feitos e o melhor: são muito baratos. 4 euros. 34 rue des Rosiers. 

5. Ir em busca de chocolates, guloseimas e mararons perfeitos. Para esse sonhos guloso, tô planejando paradas no Pierre Hermé (na Avenue de LÓpera ou na 72 rue Bonaparte 75006 Paris) ou me jogar nos eclairs da La Pâtisserie des Rêves na 93 rue du Bac 75006 Paris.

6. Comer no famoso Chartier. Dizem ser uma verdadeira instituição francesa e com atendimento irregular temperamental. Mas de qualquer forma, quero pagar pra ver.

picnic em paris viagem a paris

7. Fazer um piquenique e comprar igredientes no mercado Marché Mouffetard no Quartier Latin.

8. Explorar outros petiscos gourmet na Brasserie Zinner. Fiquei sabendo por um guia que lá tem comida tradicional francesa por preços acessíveis, vamos lá pra ver, né?

9. Só pra completar mais um sonho gordo: Conhecer a Fouchon, boutique de alimento, como é conhecida. (na place de la Madelaine)

A Essência da Normandia

honfleur na normandia

Honfleur, na Normandia. Photo Credit: Éole via Compfight cc.

Vamos partir de Paris ao Norte, no litoral chegando a Honfleur. Região famosa por seus queijos, sidras e atmosfera peculiar, bucólica. Desejos desta vida bucólica e gastronômica:

10. Conhecer as praias com cenários dignos de Monet em Trouville.

11. Provar sidra direto do barril nas adegas de madeira das fazendas de Pays d’Auge.

12. Caminhar entre bosques e trilhas nos arredores de Beuvron-en-Ange.

13. Se perder em mercados locais como o de St-Pierre-sur-Dives

14. Reviver a idade média nas torres e castelos de Falaise

15. Comprar alimentos gourmet em Deuville

16. Queijos e sidra do Pays dAuge.

16. Comer queijo camembert direto da cidade de Camembert

mont st michel normandia

foto do Mont St Michel.

17. Conhecer a montanha mágica – O Mont-St-Michel e sua magnífica abadia instalada no topo. O sonho era dormir na ilha, mas não sei se o preço irá permitir $$.

Vale do Loire, de Chartres a Blois

dicas viagem a normandia
Photo Credit: Olivier Nade via Compfight cc

Castelos, casas de antigos reis, clima medieval e muito vinho. Experiências e atividades que fazem nossa cabeça:

18. Conhecer os famosos vitrais da Catedral de Chartres

19. Conhecer a casa de Proust em Illiers-Combray

20. Passar uma noite em uma caverna, comum no Vale do Loire

21. Degustar vinhos de Bourgueil e Chinon

22. Passear de bicileta por Blois

23. Conhecer outros lugares para vir completar esta lista ;)


Foto capa: Photo Credit: Panoramas via Compfight cc

Livro : Viagem de carro na França

viagem franca normandiaUma dica extra pra quem tambem pretende fazer uma viagem semelhante, é o Guia visual de rotas cênicas pelas estradas da França da Folha de São Paulo. Muita inspiração de roteiros e lugares de sonhos, os roteiros são bem completos e indicam onde dormir, comer e cidades imperdíveis. Vem também com um mapa de estradas da França para você não se perder ;). Quando pesquisei estava 59,90 na Travessa. (clique para comprar).