Os 5 equipamentos essenciais para preparar sushi

Os 5 equipamentos essenciais para preparar sushi

By : | 1 Comment | On : fevereiro 5, 2013 | Category : Dicas gourmet

equipamentos para fazer sushi

O que eu preciso?

Ultimamente andei pesquisando tutoriais e instruções de como fazer sushis, comida japonesa em geral. Até descobri um curso de sushi, sashimi e temaki bem completo, com video-aula e tudo (Veja o curso aqui). Sempre gostei da comida japonesa, mas confesso que até hoje ainda não me aventurei a fazê-la em casa. Será que é tão difícil quanto parece? A primeira coisa que descobri é a importância de conhecer os equipamentos que serão essenciais para facilitar o preparo. Basicamente listei e expliquei os principais equipamentos que descobri e que você irá precisar para preparar o seu sushi em casa, veja lá:

1. Faca japonesa

Uma faca bem afiada. Se você não tiver a faca japonesa, pode usar a que tiver em casa, mas lembre-se que ela precisa estar bem afiada. Uma curiosidade sobre estas facas, é que diz a história que as facas japonesas, como conhecemos hoje, são descentes diretas das espadas dos samurais! Se você curte história e cultura oriental vai curtir o video abaixo que conta um pouco da história destas facas.

É possível encontrar essa faca japonesa em diversos lugares, lojas físicas ou na internet, feiras ou supermercados.  Para quem está começando, é claro, uma faca de R$60 aproximadamente já será suficiente, não precisa gastar mais que isso. E depois você pode dar o upgrade :).

2. Esteira de bambu

esteira de sushi

Sushimaki sudare ou makisu. A esterinha de bambu para o preparo de sushis, é usada para enrolar o sushi.

3. Tigelinhas para o molho shoyu

tigela para molho shoyu

Tigelinhas de cerâmica ou laqueadas para o molho shoyu. Você pode usar qualquer tigelinha de cerâmica, mas cá entre nós as molheiras com motivos orientais são muito mais chamosas ;)

4. Espátula para o arroz

Dá para usar as mãos, mas como pode ser bem pegajoso, você pode usar uma espátula para ajudar a retirar e espalhar o arroz sobre a alga. Também é aconselhável usar uma pequena tigela com água e gotas de vinagre para umedecer as mãos para evitar que o arroz grude.

5. Tábua para o preparo

A tábua para o preparo e corte dos sushis.


E por fim uma toalha úmida para limpar as mãos sempre que necessário. Mãos à obra!

Sayonara!