Qual a diferença do sorvete italiano para os brasileiros?

Qual a diferença entre o sorvete italiano e o brasileiro?

By : | 0 Comments | On : fevereiro 9, 2013 | Category : Dicas gourmet, Italia, Viagem Gourmet

verdadeiro sorvete italiano

Gelato não é apenas a tradução italiana da palavra sorvete. Existe realmente uma diferença no sabor e também no modo de fazar o sorvete italiano que o difere dos sorvetes feitos no Brasil ou Estados Unidos (os ice cream).

sorveteria famosa em florença

fachada da famosa sorveteria Vivoli em Florença.

Se você já visitou a Itália provavelmente já provou um sorvete cremoso e delicioso. Existem algumas diferenças básicas entre os gelatos – sorvetes italianos – e os demais.

Alon Balshan (dono de uma sorveteria americana) explica algumas diferenças, em uma entrevista para o site About.com. Ele explica que enquanto os sorvetes tradicionais tem um mínimo de 10% de gordura, o gelato é feito com uma proporção menor porque usa mais leite para formar o creme.

Mas fazer o verdadeiro gelato em casa, não é uma tarefa fácil, você precisará de equipamentos especiais (veja Curso para fabricar Sorvete Italiano). O gelato também é feito em uma velocidade diferente dos demais sorvetes, para evitar que contenha muito ar, o que o torna mais denso. Gelato, o sorvete italiano, contem cerca de 25 a 30% de ar, enquanto os demais sorvetes contêm mais de 50% de ar! Por fim, os sorvetes que tomamos por aqui são servidos muito gelados ou congelados, o gelato é servido e mantido em uma temperatura um pouco mais alta, então não é completamente gelado.

Como possui menor taxa de gordura, o sabor das frutas tomam conta da lingua e o resultado é um sabor muito mais intenso.

Você tem interesse em produzir gelato, sorvete italiano em casa? Veja um curso em Ebook que ensina a fazer gelato os equipamentos que você irá precisar e o processo de fabricação. Leia o artigo aqui.


Leia também: Guia dos melhores sorvetes na Itália.

texto: tradução e adaptação via About.com