Queijos de Minas no Mercado Central de Belo Horizonte

Queijos de Minas do Mercado Central

By : | 2 Comments | On : fevereiro 5, 2013 | Category : Brasil, Viagem Gourmet

queijo de minas tipico mineiro

A mesa do mineiro tem queijo

Depois de darmos dicas de cursos de Como Fazer Queijo Minas, hoje vamos contar sobre os queijos do Mercado Central, onde comprar e outras dicas. Na mesa do mineiro, seja no café da manhã, no lanche da tarde, no almoço, haverá um queijo pronto para ser beliscado, colocado dentro do pão, na chapa ou pra comer com uma boa goiabada. Perguntar se o mineiro gosta de queijo é a mesma coisa que perguntar se macaco quer banana heheh.

O tradicional alimento do estado não perde em nada para os mais aprimorados queijos importados e já é considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil e do Estado de Minas Gerais. De fato o queijo mineiro faz parte da cultura mineira e pode ser encontrado em quase toda padaria, mercearia de bairro. Mas há um lugar especial, na minha opinião, para comprar queijo, que além de possuir grande variedade, há ali o charme, o cheiro e as cores dos mercados locais: o querido Mercado Central de Belo Horizonte. Também carinhosamente apelidade de “templo gourmet mineiro” :)

Queijos do Mercado Central

No Mercado Central da capital mineira são comercializados diversos tipos de queijo de leite cru, da Canastra, do Salitre, de Araxá, São Roque e diversos outros tipos. Se você visitar Belo Horizonte, não deixe de dar um giro pelo típico mercado da capital e descobrir os diversos tipos de queijo: fresco, curado, branquinho ou salgado. Coma na chapa, cru, com pão, café ou com goiabada.

Queijo Canastra

É difícil definir uma preferência nacional, mas eu diria que o meu preferido é o queijo Canastra, também feito de leite cru, como a maioria dos queijos tradicionais mineiros. É um queijo com pouco sal, massa fina. Um queijo especial mesmo para viagem.

Qual a diferença entre os Queijos Canastra e do Serro?

queijo canastra e queijo do serro

Essa é uma dúvida comum. Tanto na região da Canastra quanto na do Serro, os produtores utilizam o leite cru de vaca, produzido na própria fazenda, com a adição do “pingo” – fermento láctico natural, recolhido a partir do soro drenado do próprio queijo. A diferença entre os dois está na manipulação do leite, dos coalhos e das massas, além da prensagem e do tempo de cura.

Provando o queijo minas

A consistência do queijo deve ser semi-dura com semi macia, aspecto manteigoso, compact, e a cor branca-amarelada, com casca amarelada, sem trincas. Formato é cilíndrico, com altura em torno de 6 centímetros, diâmetro de 15 a 17 centímetros, peso de 1 a 1,2 quilos, apresentando sabor ligeiramente ácido, não picante e agradável.

Onde provar um bom queijo no mercado?

queijos mercado central de BH

Lojas de Queijo do Mercado Central (foto: Sandra Rocha, do panelaterapia)

É tarefa árdua indicar um único local, ao passear por lá você encontrará ótimas lojinhas. Mas vou dar a dica da Loja do Itamar, especializada em queijo artesanalque hoje vende cerca de 700 quilos do produto por semana. São mais de 10 tipos de queijos. A lojinha é reflexo de uma tradição de família e os clientes fiéis que costumam comprar os queijos há mais de 25 anos.

Vá lá, perca-se no mercado e volta aqui pra contar o seu preferido ;) Veja também uma receita super prática de montadinho com queijo minas e presunto cru para fazer para os amigos!


Mercado Central

Fica na Av. Augusto de Lima, 744, Centro, Belo Horizonte-MG. Telefone (31) 3274-9434. Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 7h às 18h. Domingos e feriados, das 7h às 13h.