Receita tradicional tailandesa de curry vermelho

Receita tradicional tailandesa de curry vermelho

2013-02-26
  • Prep Time : 0m
  • Cook Time : 0m
  • Ready In : 0m

Pequenos pedaços de frango misturados com a pasta de curry vermelho, leite de coco e um pouco de molho de peixe. O prato todo é realçado com brotos de bambu crocantes ou cogumelos e folhas de manjericão. A culinária tailandesa é divertida, colorida e cheia de personalidade, o prazer está em cozinhar e degustar os prato. Os sabores tailandeses estimulam as papilas gustativas e nos transportam para os sabores do oriente. Você já esteve lá?

Vem aprender a fazer esta delícia de receita tradicional tailandesa e levar um pouquinho que seja desta cultura pra dentro da sua casa:

Ingredientes do Curry Vermelho

  • 1 lata de leite de coco
  • 3 colheres de pasta de curry vermelho (pode ser comprado pronto)
  • 1,5kg de frango desossado ou 2-3 peitos de frango desossado em tiras
  • 4-5 folhas de limão keffir picadas
  • 150ml de água
  • 2-3 colheres d e molho de peixe
  • 1 colher de chá de açucar
  • 230g de broto de bambu ou cogumelos drenados
  • ramos de manjericão (só as folhas)
  • 1 pimente vermelha sem sementes picada para enfeitar

Preparo

1. Aqueça uma wok (ou panela larga), despeje um terço do leite de coco e esquente até borbulhar. Junte a pasta de curry e refogue por 2-3 minutos em fogo moderado para liberar o sabor.

2. Adicione os pedaços de frango ou tirinhas. Misture bem para incorporar o tempero.

3. Misture o restante do leite de coco com agua, 2 colheres de molho de peixe e o açúcar e adicione à wok (panela). Coloque as folhas de limão e o bambu ou os cogumelos.

4. Apure por 40-50 minutos, se usar pedaços de frango ou até amaciarem. Deixe apenas 10minutos se usar as tirinhas. Experimente e coloque mais molho de peixe, se quiser, e quase todo o manjericão.

5. Disponha numa travessa aquecida e enfeite com o majericão restante e a pimenta.

Você pode servir como os tailandeses fazem. Deixando uma tigela de arroz fofinho no centro da mesa.

Curiosidade: O nome original desta receita em tailandês é Gaeng Phed Gai.

cozinha tailandesa

comida tipica tailandia

Comida tailandesa nas ruas.

Outras receitas tailandesas

Screen shot 2013-02-26 at 4.13.56 PMEsta receita e outras comidas típicas você encontra no livro Culinária Tailandesa (da Publifolha). A alma da gastronomia tailandesa está presente neste livro de receitas deliciosas. Fornece detalhes sobre os ingredientes e as técnicas mais usadas nessa exótica cozinha e ensina passo a passo o processo de preparação. Com mais de 70 receitas, entre aperitivos, saladas, sopas e curries, o livro mostra como combinar os pratos e traz 12 sugestões de cardápios sofisticados.O livro é bem bonito e traz fotos maravilhosas e cada prato, com instrução passo a passo e o que acho super interessante é que vem com um CD com músicas tailandesas pra animar ainda mais o preparo das receitas :). Custa R$14,90 na Saraiva. Clique para saber mais.

 


 

 (Crédito da foto 1 e foto 2: Think Stock)

Recipe Comments

Designer por formação, viajante por paixão. Apaixonada por descobrir sabores, levar os olhos pra passear, experimentar o olhar de gringo e compartilhar o que viu, descobriu, comeu e sentiu.

Média de Votação

(1 / 5)

1 5 2
Dê seu voto!

2 people votaram