Roteiro das cervejas na Bélgica: Antuérpia

Roteiro das Cervejas na Bélgica: Antuérpia

By : | 5 Comments | On : fevereiro 10, 2013 | Category : Belgas, Belgica, Cervejas, Viagem Gourmet

roteiro cervejeiro na bélgica

Ale, Lager, Lambic, Stout, Flemish red, Witbier…

Li em um livro uma vez que a Bélgica não é o “país da cerveja” mas sim é o “paraíso das cervejas” e a felicidade dos apreciadores desta bebida, incluindo a gente. A cada bar, a cada restaurante, uma nova descoberta. São aproximadamente mais de 178 cervejarias no país, entre gigantes e micro produtores. Mais de 1500 tipos diferentes, muitas delas  produzidas em monastérios de ordens religiosas. A mais famosa das ordens cervejeiras é a Ordem dos Cistercienses ou “monges trapistas”. Existem ao todo 7 mosteiros que possuem autorização de utilizar a denominação trapista e simplesmente 6 deles ficam na Bélgica.

A Bélgica está para os amantes de cerveja, assim como França está para os amantes de vinhos. E para nossa felicidade, que somos amantes deste mundo encantado das cervejas especiais, nossa primeira viagem à Europa começou pelo paraíso das cervejas: a Bélgica, mais precisamente, pela cidade de Antuérpia – destino menos famoso para os Brasileiros mas que merece ser visitada e principalmente ‘saboreada’ de perto.

Roteiro das Cervejas na Bélgica

Assim como qualquer viajante, pesquisamos bastante antes da viagem, vasculhamos livros, guias e sites em busca de onde encontrar as melhores cervejas. E em Janeiro de 2010, partimos para nossa viagem. Levamos algumas ideias de bares e cervejarias o que ajudou bastante, mas que seja dita a verdade: os verdadeiros tesouros e as melhores experiências cervejeiras foram descobertas lá. E este roteiro das cervejas é para dividir o que bebemos, experimentamos e descobrimos. Um guia com os bares e restaurantes que visitamos na Bélgica, em busca das melhores cervejas.

Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica e a maior da região de Flandres. É também conhecida pelos diamantes pois é um centro mundial de lapidação, por seu porto, um dos maiores do mundo, localizado nas margens do rio Escalda (Schelde em holandês) que divide a cidade, além de ser reconhecida capital da moda e dos famosos chocolates.

Então, vamos para o que importa: Onde beber cerveja em Antuérpia?

1. Den Engel

O bar Den Engel, foi uma destas descobertas, não planejadas e uma surpresa incrível. Um bar tradicional e bem típico bem pertinho da praça principal de Antuérpia (a Grote Markt ou Grand Place). Descobrimos o bar em nossa caminhada noturna pela cidade, que aliás é bem tranquila para andar a pé, como qualquer cidade da Bélgica. A noite as badaladas da catedral medieval de Nossa Senhora ao fundo compõem uma cena que é difícil de esquecer.

onde beber cerveja na belgica

Bar belga De Engel em Antuerpia

foto 1: O Bar Den Engel, em Antuérpia. Foto 2: Praça. Google Maps.

Para começar, pedimos uma tradicional cerveja De Koninck, produzida em Antuérpia desde 1833, que nos custou penas 2 EUROS!. O que mais me encantou no bar foi a atmosfera, a elegante mistura do antigo, tradicional com o moderno. No bar, haviam pessoas idosas, jovens e um detalhe muito bacana: nos bares, os cachorros eram muito bem vindos, acompanhando os donos. Leia o relato completo que fizemos sobre o Den Engel a cerveja De Koninck aqui.

Ver mapa maior

Anote: Den Engel Grote Markt 3, 2000 Antwerpen, Bélgica

Provamos: De Koninck bolleke, a mais famosa da De Koninck, De Koninck Winter, Duvel, Westmalle Tripel

2. Paeters Vaetje

Paeters Vaetje é um simpatíssíssimo bar e também um achado. Fica pertinho da praça principal e da catedral gótica. Aqui você pode pedir (e se perder) em mais de 100 cervejas diferentes. No verão sente do lado de fora e aprecie a charmosa praça. Quando fomos foi impossível fazer isto, já que era alto inverno e um frio de morrer.

beber cerveja na belgica

foto: footix


Ver mapa maior

Anote: Blauwmoezelstraat 1, 2000 Antwerpen, Bélgica

Provamos: Leffe Brune, uma ale belga, Lindemann’s Framboozen, uma kriek, uma Chapeau Banana, uma lambic e Chimay Bleue, quadrupel trapista.

3. De Muze

De Muze é um jazz café que fica em Melkmarkt. Tem uma atmosfera bem tranquila e show de jazz ao vivo! E o melhor, centenas de cervejas belgas. O único problema dos bares em Antuérpia em minha opinião é o persistente cheiro de cigarro, pois na cidade é permitido fumar em locais fechados (sofri!). No entando, ainda assim vale a pena pedir uma autêntica trapista ou Hoegaarden Grand Cru e curtir o ambiente.

bar cervejas belgas

a região onde fica De Muze

Bar e Região onde fica o bar De Muze. foto: Google Maps


Ver mapa maior


Anote: De Muze. Melkmarkt 15, 2000 Antwerpen, Bélgica +32 3 226 01 26

Provamos: Uma Hoegaarden Grand Cru, Kaastel Bier Brune.