Um passeio por Bruges, cheio de charme medieval e muito chocolate belga

Um passeio por Bruges, a cidade da Bélgica cheia de charme medieval e muito chocolate

By : | 3 Comments | On : fevereiro 27, 2013 | Category : Belgica, Viagem Gourmet

PASSEIO POR BRUGES

A primeira vez que eu pisei em uma Grote Markt (ou Grand Place), uma grande praça medieval foi em Antuérpia, Bélgica e a sensação, jamais vou esquecer. Aliás, se pensa em ir à Bélgica, leia nosso roteiro das cervejas em Bruxelas e Antuérpia. O encanto das praças, rodeadas por suas construções típicas, os sinos da grande Catedral, as ruas de pedras, tudo contribui para a magia da experiência. Mas em Bruges tudo isto é intensificado. E Por que? Bruges parece não ter mudado desde o século 13! O cheiro da história viva, combinado com o típico casario europeu, as comidas típicas como as batas fritas, mexilhões, chocolates e as cervejas, fazem deste passeio por Bruges, algo muito especial.

o que fazer em Bruges

Na Estação de Antuérpia, rumo a Bruges.

Cisnes deslizando sobre canais, passeios de charretes, barcos… tudo isto temperado com as deliciosas cervejas belgas e os chocolates… Ah os chocolates… Não é a toa que Bruges, recebe o título de Cidade mais romântica da Europa. Ou se não é a mais romântica é uma das mais, sem dúvida. Não só romântica, a cidade exala história, cultura e vida, mesmo nos dias gélidos do inverno (época em que pisamos por lá).

Veja abaixo dicas do que fazer em Bruges e também onde comer (ou se perder) nos deliciosos chocolates belgas. Um verdadeiro achado.

Perdendo-se em Bruges

Em Bruges a dica é: Perca-se! É sério! A cidade é cheia de ruelas medievais que parecem conto de fadas e sempre levam a um lugar mágico, uma casinha simpática, um restaurante ou uma paisagem encantadora na beira do canal. A melhor maneira de explorá-la sem dúvida é a pé ou de bicicleta (alugada na estação central).

Nós começamos caminhando da Estação Central em busca da Grote Markt (praça principal) – que acaba sendo sempre um ponto de referência para a gente. No caminho vale a pena ir a Basílica do Santo Sangue, pela opulência da arquitetura. Quando fomos estava em reformas.

Outra região muito linda é a Beguinage. Um conjunto de casinhas que parecem de brinquedo, ao redor de um jardim.

Bruges e seus canais

Roteiro em Bruges

Grote Markt

Bruges foi estruturada em volta desta praça principal. Por isto fica fácil entender porque as atrações principais se concentram aqui. Para ver a cidade de cima, suba os 366 degraus ingremes (e um tiquinho claustrofóbico hehe) do Belftort, uma torre de 84 metros de altura esguida no século 13. A vista – eu juro- será compensadora. Observe as cores desta cidade!

viagem para Bruges

A Torre Belfort em Bruges. Suba!

Grote Markt de Bruges

Grote Markt de Bruges, Prefeitura 

passeio por Bruges

Vista da Torre Belfort

Madona de Michelangelo em Bruges

O trunfo da Catedral de Nossa Senhora é ter uma estátua da Madona com Bambino de Michelangelo!

Madona com Bambino em Bruges

Chocolates

Com certeza, em Bruges, você vai encontrar ótimas casas de chocolates dos melhores tipos, mas não deixe de ir a Chocolate Line. Esta lojinha antiga é onde os locais compram bombons por preços acessíveis. (Fica na Simon Stevinplein, 19)

chocolates em bruges

Screen shot 2013-02-24 at 4.47.46 PM

Bruges é uma cidade que tem uma atmosfera difícil de não se deixar envolver. Fomos no inverno e tudo ainda estava carregado de uma leve neblina, dando um ar ainda mais mágico, misterioso. Enfim, uma experiência que vale a pena. Sonho em voltar com mais tempo, passar a noite (ficamos apenas 1 dia), observar com calma as pessoas, explorar melhor esta cidade tão linda.

passeio por bruges

Despedida e parada para a cerveja Tempelier, tomada na volta – estação central de Bruges. 

Se ainda falta inspiração veja um ensaio bem bonito de fotos em Bruges aqui. O site Paris a la carte também tem fotos e outras dicas bem legais. E minha amiga Tássia do blog Com os pés no mundo, também esteve por lá e tem relatos e dicas imperdíveis sobre Viagem à Bélgica.

Como chegar?

Se você vem de Bruxelas, pode pegar um trem da Estação Central de Bruxelas direto para Bruges (que custa cerca de 13,50 euros por trecho), são aproximadamente 1 hora de viagem. Também há trens saindo direto de Paris.

Atrações no mapa


Ver Brugges num mapa maior


Comente

Você já esteve em Bruges? Esquecemos de algum lugar? Por onde você esteve ou pretende ir? Deixe seu comentário abaixo!

Fotos: Karine Drumond e Diogo Sabido.